Exportação de carne bovina do Brasil deve bater recorde em 2023

13 de novembro de 2023

Segundo projeções do USDA, o país pode vender mais de 3 milhões de toneladas para o mercado externo
Compartilhe no WhatsApp
Exportação de carne bovina do Brasil deve bater recorde em 2023

O Brasil é o maior exportador mundial de carne bovina e deve ampliar ainda mais sua participação no mercado global em 2023. Segundo projeções divulgadas pelo Departamento de Agricultura do governo dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês), o país pode exportar mais de 3 milhões de toneladas em equivalente carcaça no ano que vem, um aumento de 1,26% em relação à estimativa anterior.

Esse volume representaria um novo recorde histórico para a exportação brasileira de carne bovina, superando os 2,99 milhões de toneladas previstos para 2022. O crescimento das vendas externas do Brasil deve ser impulsionado pela forte demanda da China, que continua sendo o principal destino da carne bovina nacional. A expectativa é que o país asiático importe 3,5 milhões de toneladas em 2023, mantendo-se como o maior importador mundial.

Carne Bovina do Brasil para o Mundo

Além da China, outros mercados importantes para o Brasil devem aumentar suas compras de carne bovina em 2023, como os Estados Unidos, o Japão e a Coreia do Sul. Os EUA devem importar 1,6 milhão de toneladas, um recorde para o país, enquanto o Japão e a Coreia do Sul devem comprar, respectivamente, 810 mil e 600 mil toneladas. Esses países valorizam a qualidade e a segurança sanitária da carne bovina brasileira, que atende aos mais rigorosos padrões internacionais.

O Brasil também deve se beneficiar da queda na oferta de carne bovina de outros países exportadores, como a Austrália e a Argentina. A Austrália deve reduzir suas exportações em 9% em 2023, devido à recuperação do seu rebanho após uma severa seca. Já a Argentina deve diminuir suas vendas em 17%, por causa das restrições impostas pelo governo para conter a inflação interna.

Com isso, o Brasil deve ampliar sua liderança no ranking dos maiores exportadores mundiais de carne bovina em 2023, seguido pela Índia, com 1,9 milhão de toneladas, e pelos EUA, com 1,5 milhão de toneladas. A exportação mundial de carne bovina deve atingir 12,12 milhões de toneladas em 2023, um novo recorde histórico.

A exportação de carne bovina é um dos principais pilares do agronegócio brasileiro, gerando emprego, renda e divisas para o país. O setor conta com o apoio da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), que representa as empresas responsáveis por mais de 90% das exportações brasileiras. A ABIEC divulga anualmente o Beef Report, um relatório com dados e análises sobre o mercado de carne bovina no Brasil e no mundo. O Beef Report 2023 já está disponível no site da entidade.

Por Agência Agrovenki

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Grupo saiu de Aquidauana com 1.350 cabeças da raça brangus, que estão sendo levadas para Corumbá
Novo perfil “Leite e Bem-Estar” da ABRALEITE aproxima consumidores dos benefícios do leite e seus derivados
A universidade receberá R$ 7 milhões em 2025 para investimento no projeto e, também, para modernização de outros laboratórios e bolsas para pesquisa
Há milhões de hectares de pastagens degradadas para recuperar e aumentar a produtividade