Search
Close this search box.

Canchim: Criadores abrem o melhor de sua genética e produção

2 de junho de 2023

3º Leilão VirtuaL MF Canchim Mangalba e Convidados “Oportunidade para compra de Reprodutores e Matrizes Canchim”. Oferta dirigida a pecuaristas interessados em iniciar ou ampliar seu plantel Canchim com matrizes e touros de genética diferenciada e altamente indicada para pecuaristas praticantes do cruzamento industrial.
Compartilhe no WhatsApp
Canchim: Criadores abrem o melhor de sua genética e produção

O Canchim no cruzamento entrega precocidade e produtividade em diferentes modelos de produção, além de carcaças frigoríficas volumosas com carne de qualidade. Nas fêmeas, entrega novilhas cruzadas com boa habilidade materna, o que representa grande oportunidade para repor o plantel de matrizes em reprodução.

Para quem entende seu negócio assim, em 21 de junho próximo acontece o 3º Leilão Virtual MF Canchim Mangalba e Convidados (Canchim ILMA e Canchim Canta Galo), às 19h30, na MF leilões, com pré-lances a partir de 10 de junho.

image 6

A oferta trará cerca de 60 animais entre reprodutores e matrizes, destaques em programas de melhoramento genético como o Geneplus Embrapa (Unidade Gado de Corte) e Promebo (unidade Embrapa Pecuária Sul e ANC), e também em provas de eficiência como a tradicional PCAD (Prova Canchim de Avaliação de Desempenho).

“São animais da cabeceira da raça, plenamente adaptados e frutos de toda a tecnologia disponível na seleção”, atesta o anfitrião Emilio Heindel Soares de Gouvêa. Os interessados em touros e ou matrizes Canchim podem entrar no site da MF Leilões (www.mfleiloes.com.br), empresa leiloeira organizadora da promoção, e dar lances nos animais de seu interesse.

O remate aceita lances progressivos, para batida final do martelo em 21 de junho. Atente para as condições especiais de pagamento, com frete facilitado na rota de Angatuba e Itapetininga (SP) via Muriaé a Tombos (MG). Pecuaristas de MG, RJ, BA, ES, e Nordeste podem retirar na ponta, em Tombos (MG), e criadores de SP, MS, MT, GO e Brasil Central podem fazer o mesmo na outra ponta, em Angatuba (SP).

image 7
Canchim: Criadores abrem o melhor de sua genética e produção

Canchim Mangalba, o anfitrião do Leilão

O “canchinzeiro” Emilio Heindel Soares de Gouvea é criador da raça desde 2013 e titular da marca Canchim Mangalba EG e da Fazenda Rancho da Cachoeira, localizada em Tombos, na Zona da Mata de Minas Gerais. A grife leva seu plantel de animais puros e registrados, criados em regime de campo, onde o Canchim também demonstra sua rusticidade nas encostas dobradas das montanhas do leste mineiro.

“O nosso foco é a venda de genética de ponta da raça Canchim, tourinhos e novilhas, destinados ao cruzamento industrial e a criação de rebanhos puros. Suas vendas ocorrem em grande parte para pecuaristas situados em MG, RJ, BA e ES, exatamente os que buscam o melhoramento genético dos seus rebanhos de corte”, explica o selecionador.

O pecuarista de Minas é esmerado e apaixonado pelo ofício. A raça Canchim resulta do cruzamento sistemático de Nelore com Charolês, na proporção de 3/8 e 5/8 de sangue, respectivamente. Heindel faz os cruzamentos originários. Para tanto possui também animais da raça francesa e utiliza genética de ponta da raça zebuína por meio de sêmen de touro Nelore Mocho.

O Canchim Mangalba prima também ao disponibilizar sua genética pela venda de sêmen dos seus touros em uma grande Central de Inseminação Artificial. Neste leilão, o Canchim Mangalba trará 11 tourinhos jovens selecionados da raça Canchim, dois touros da raça Charolesa e 18 matrizes de alto padrão racial.

“São animais de exceção e grande oportunidade para expandir ou iniciar plantel no topo da pirâmide genética”, enfatiza o anfitrião. Os animais podem ser analisados pelo catálogo da MF Leilões a partir do dia 10 de junho, já com oportunidade de desferir pré-lances progressivos.

Destaques do Canchim ILMA

Como convidado, Emilio Heindel traz o Canchim ILMA, de Irineu Lopes Machado e o filho Adriano Lopes, com propriedade em Angatuba (SP). É uma marca tradicional e consagrada, formadora da base de muitos planteis brasileiros. Seu gado é mensurado por aferição de DEPs, Índice para Lucratividade e ultrassonografia de carcaça.

Os touros em oferta seguem positivos para área de olho de lombo (AOL), espessura de gordura subcutânea (a de cobertura, EGS) e marmoreio (MAR). Canchim Ilma foi promotora e até, por alguns anos, hospedou a PCAD (Prova Canchim de Avaliação e Desempenho) da raça, certame que virou a marca registrada da raça Canchim.

Nos anos recentes, além de participar da PCAD nacional da ABCCan, o Canchim ILMA conduz a PCAD Ilma, onde avalia em larga escala suas novas safras de tourinhos. Portanto, a ILMA dispõe das mais modernas ferramentas de seleção genética e é importante criatório que trabalha para o fornecimento de touros provados para cruzamento industrial, moderno e tecnificado, principalmente aqueles que vislumbram a produção de carne diferenciada, meritória de premiação nos melhores frigoríficos. “Oferecemos carcaça e desempenho únicos na raça”, explica Adriano.

Neste leilão o Canchim ILMA oferece touros selecionados e fêmeas prenhas, do topo da pirâmide genética de seu criatório. Os destaques do leilão provenientes da ILMA começam com pacotes de sêmen de reprodutores que possui em central de coleta.

Destaques do Canchim Canta Galo

Outro convidado peso pesado da raça é o selecionador Valentin Suchek, que assina o trabalho do Canchim Canta Galo, com propriedade em Itapetininga (SP). Trata-se de um criador que vem em trabalho intenso desde 1992. Ele venderá 10 touros e dois lotes de 2 a 4 novilhas. É tradicional criador voltado à produção de touros para cruzamento industrial, com plantel de continuado melhoramento genético.

“Touros Canchim tem alto libido, perseguem a vacada no campo aproveitando o cio. Os bezerros cruzados são rústicos e nascem pequenos, o que é bom para primíparas. Eles são precoces e ganhadores de peso, desmamam pesados e atingem ponto de abate mais cedo, além disso são bons para engorda em regime de pasto e muito bons para confinamento pelo alto índice de conversão alimentar. Touro Canchim vai bem em vacada nelore anelorada, mestiça e é muito indicado para novilhas F1 Angus, quando produz bezerros superprecoces”, indica Valentin Suchek do Canchim Canta Galo.

Como os parceiros Mangalba e ILMA, a Canta Galo já fez touros de central de inseminação artificial, como Urdado Canta Galo, campeão nacional e Elite Ouro na Prova da ABCCan realizada na CRV Lagoa, em 2010. Desde o início, Suchek participa de todas as provas da raça, anualmente, sempre destacando seus bovinos como Elite.

Canchim Canta Galo apresentará touros puros, registrados, adaptados com muita rusticidade em regime de campo, e seguirão com andrológico confirmado por veterinário, prontos para o trabalho pesado de monta natural no pasto. Já as novilhas seguirão registradas, encostando em ponto de cobertura.

Por Ivaris Junior

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Gravada e publicada em parceria com o Chef de cozinha Jimmy Ogro, a série que desmistifica a suinocultura a carne suína já soma quase 120 mil visualizações no Instagram
Uma jornada de imersão na pecuária de confinamento americana revela práticas inovadoras e abre novas perspectivas para o agronegócio brasileiro
A feira contou com 1500 animais de 160 expositores das raças Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Guzerá, Guzolando, Jersey, Simental e Búfalos
Confinamento alcança 7,379 milhões de cabeças e destaca a importância da tecnologia e gestão para aumentar a produtividade no setor