Campanhas incentivam o consumo mais saudável e consciente de frutas e hortaliças

3 de abril de 2021

Inovações saudáveis e sustentáveis ganham espaço nas campanhas do Ano Internacional das Frutas, Verduras e Legumes
Compartilhe no WhatsApp

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2021 como o Ano Internacional das Frutas e Hortaliças. O objetivo é aumentar a conscientização sobre os benefícios nutricionais no consumo de frutas e hortaliças, como parte do estilo de vida de uma dieta diversificada, balanceada e saudável, além de direcionar a atenção para a redução do desperdício.

Muito pode ser realizado em prol do setor, e o melhor é aproveitar esta chance durante todo o ano para ressaltar todos os benefícios do consumo para a saúde humana, além de incrementar as campanhas, mostrando como o segmento Hortifruti contribui para o aumento da biodiversidade, gerando sustentabilidade e melhorando a rentabilidade dos agricultores e trabalhadores que operam ao longo das cadeias de valor.

Quem aderiu a essa ideia, apoiando a iniciativa, foi a Basf em seus negócios de sementes de hortaliças, empregando diversas atividades, como o lançamento da campanha global de comunicação ‘Vegetables People Love’, disponível a partir do mês de março. A campanha, também na versão em português, visa contribuir proativamente para aumentar e enriquecer o consumo de vegetais por meio de inovações saudáveis e sustentáveis.

Introduzir no mercado um conceito de produção que resulta em um cultivo de alta qualidade, gerar valor a toda a cadeia, promover a sustentabilidade no campo e garantir a satisfação dos consumidores mais exigentes são os objetivos da Basf.

A empresa desenvolveu duas cultivares que se destacam por seu foco em sustentabilidade e produtividade: as melancias da Família Pingo Doce e um híbrido de cebola. No primeiro, a menor demanda hídrica pode proporcionar até 80% de redução no uso da água por meio da conversão do sistema de irrigação por aspersão para gotejo e no Brasil se destaca pela modernidade e inovação direcionada a toda cadeia produtiva. O híbrido de cebola, por sua vez, oferece entre 60% e 70% de redução através do mesmo sistema por gotejamento – além de aumentar a produtividade.

Vantagens do consumo de frutas e hortaliças

De acordo com a organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação é consumir até cinco porções diárias – pelo menos cinco dias da semana – de frutas, verduras e hortaliças. A ingestão diária está associada à nutrição benéfica para saúde.

O Ano Internacional de Frutas, Verduras e Legumes 2021 é uma oportunidade única para aumentar a conscientização sobre esse importante papel dos alimentos na nutrição humana, segurança alimentar, saúde e, também, para apoiar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

“Na Basf, temos como propósito, tornar a alimentação saudável e sustentável. Temos o compromisso de compartilhar nossa experiência em relação as sementes de frutas e hortaliças e conscientizar a sociedade sobre suas vantagens de consumo”, menciona Vicente Navarro, Vvce-presidente sênior do negócio de Sementes de Frutas e Hortaliças da Basf e membro do Conselho da International Seed Federation (ISF).

Fonte: Assessoria Basf e apoio Revista Cultivar

Relacionadas

Veja também

Estudo pioneiro do IZ visa aprimorar o rendimento e a qualidade do queijo, contribuindo para a rentabilidade dos produtores e o fortalecimento da cadeia do leite bubalino no Brasil.
Professor Sérgio Parreiras Pereira destaca relevância da ciência no desenvolvimento do café brasileiro
Estado se destaca na produção da fruta mais exportada do país em 2024
Programa do Ibraoliva e da Secretaria de Inovação do Rio Grande do Sul avalia qualidade e origem de 31 amostras