Search
Close this search box.

Câmara Temática de Inovação abordará transformação digital no agro

28 de outubro de 2022

O objetivo da Câmara é discutir e propor subsídios para políticas públicas baseadas na transformação digital do agro brasileiro
Compartilhe no WhatsApp
Câmara Temática de Inovação abordará transformação digital no agro
Brasil teve um crescimento de 40% no número de startups ligadas ao Agro entre 2019 e 2021 – Foto: Divulgação/Mapa

A Câmara Temática de Inovação Agrodigital acaba de ser criada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Trata-se de um fórum estratégico para discutir e pensar a transformação digital da agropecuária. A portaria Nº 504 que institui a medida foi publicada no Diário Oficial da União dessa quarta-feira (26).

O objetivo do novo fórum, que irá funcionar aos moldes das câmaras setoriais e temáticas do Mapa, é discutir e propor subsídios para políticas públicas baseadas na transformação digital do agro brasileiro.

Sobre a Câmara

A Câmara Temática de Inovação Agrodigital será um órgão consultivo, composto por representantes das principais entidades privadas e públicas dos diversos setores de âmbito nacional, bem como por órgãos do governo federal e permitirá a participação da sociedade civil organizada em suas reuniões. 

A transformação digital da agropecuária ganhou força nos últimos anos, com mais tecnologias sendo desenvolvidas e chegando aos produtores rurais. Esse processo também tem fomentado o ecossistema de inovação fazendo com que novas empresas de base tecnológica sejam criadas para contribuir com o desenvolvimento da agropecuária brasileira.

O Brasil teve um crescimento de 40% no número de startups ligadas ao Agro entre 2019 e 2021, segundo estudo do Mapa em parceria com a Embrapa. Também já se observam mais de 50 hubs de inovação focadas na agropecuária no Brasil em diversas regiões.

Segundo o coordenador-Geral de Inovação do Mapa, Daniel Trento, a Câmara será uma forma de perenizar as grandes ações e políticas públicas do agro em benefício da inovação no campo e do empreendedorismo dos produtores rurais.  “A Câmara será fundamental para promover avanços no cenário do agro 4.0 e da conectividade rural juntamente com o setor produtivo”, afirma Trento. 

Fonte: Mapa

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Para se manter em destaque diante do mercado global, o país tem apostado em inovação e tecnologias avançadas
O bom crescimento da lavoura depende do olhar humano em algumas etapas, mas e se isso pudesse ser substituído por softwares? Essa é a proposta da empresa belga que captou US$ 42 milhões
Segundo o IBGE, Minas Gerais é o estado mais diversificado nas culturas e criações, o que implica num cenário abrangente para investimentos
Desafios e oportunidades na modernização do setor no Brasil