Search
Close this search box.

Cacau atinge preço mais alto em 46 anos

1 de julho de 2023

A máxima da sessão, de 2.594 libras, foi o valor mais alto desde 1977.
Compartilhe no WhatsApp
Cacau atinge preço mais alto em 46 anos

Os preços do cacau atingiram o nível mais alto em 46 anos na bolsa ICE, em Londres, nesta quarta-feira, uma vez que o tempo adverso na África Ocidental ameaça as perspectivas de produção para os principais fornecedores da matéria-prima do chocolate.

O contrato de referência setembro para o cacau em Londres ganhou mais de 2% nesta quarta-feira para 2.590 libras por tonelada métrica. A máxima da sessão, de 2.594 libras, foi o valor mais alto desde 1977.

Os preços estão subindo em reação a um mercado apertado para grãos de cacau, que são produzidos principalmente na Costa do Marfim e Gana. As chegadas de cacau aos portos da Costa do Marfim para exportação caíram quase 5% nesta temporada.

A Organização Internacional do Cacau (ICCO) ampliou neste mês sua previsão de déficit global na oferta de cacau de 60.000 toneladas métricas anteriormente para 142.000 toneladas métricas.

“É a segunda temporada consecutiva com déficit de oferta”, disse Leonardo Rosseti, analista de cacau da corretora StoneX.

Ele disse que a relação estoque/uso, indicador da disponibilidade de cacau no mercado, deve cair para 32,2%, a menor desde a safra 1984/85.

Enquanto isso, chuvas acima da média na Costa do Marfim estão causando inundações em alguns campos de cacau, prejudicando potencialmente a principal colheita que começa em outubro.

Rosseti disse que as chuvas também estão prejudicando o processo de secagem dos grãos de cacau já colhidos.

A Refinitiv Commodities Research disse que espera chuvas moderadas a altas no cinturão do cacau da África Ocidental nos próximos 10 dias.

Preços do Cacau

Os preços do cacau também subiram em Nova York. O contrato setembro ganhou 2,7%, para 3.348 dólares a tonelada, o maior valor em sete anos e meio.

Em outras soft commodities, o açúcar bruto de julho caiu 0,46 centavo, ou 2%, a 22,57 centavos de dólar por libra-peso.

café arábica caiu 5 centavos, ou 3%, a 1,6195 dólar a libra-peso, enquanto o café robusta recuou 99 dólares, ou 3,6%, para 2.616 dólares a tonelada.

Fonte Reuters

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Colmeias podem fornecer uma colheita de aproximadamente 50 kg de mel em dois meses durante a floração de soja. Fora das lavouras, colheita de mel é estimada em 19 kg por ano.
Dados mostram que serão produzidos 193,15 mil litros, abaixo do recorde de 580,22 mil litros do período anterior
Safra total de milho foi estimada em 114,14 milhões de toneladas, um acréscimo de 2,5 milhões de toneladas em relação ao previsto no mês passado; área plantada deve crescer 1% e produtividade deve avançar 1,2%
Essa parceria confirma a missão do AgroApp que é levar informações de qualidade para o produtor rural e profissional do campo.