O governo peruano, por meio do “Servicio Nacional de Sanidad Agraria” (SENASA), autorizou, em 14 de janeiro, a exportação de produtos de nove novas plantas frigoríficas no Brasil para o país andino. Desde janeiro de 2023, o Peru já importava carne suína do estado do Acre. Com as novas habilitações, o produto será exportado também por unidades localizadas em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. No caso da carne de aves, uma planta produtiva no Rio Grande do Sul foi incluída.
Em 2024, o Brasil exportou mais de 755 milhões de dólares em produtos agropecuários para o mercado peruano. Esse montante abrange, além das proteínas, produtos como soja, fibras têxteis, frutas, nozes e lácteos.
As exportações de carnes do Brasil para o Peru ultrapassaram 141 milhões de dólares no ano passado. Com a habilitação das novas plantas frigoríficas, espera-se um incremento significativo nas exportações de carne suína e de aves, beneficiando toda a cadeia produtiva.
Esses resultados são fruto do trabalho conjunto entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Por Cerrado Rural Agronegócios
Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil