Brasil conquista medalhas em concurso mundial de queijo

Produtores nacionais levaram 84 medalhas entre ouro, prata e bronze
Compartilhe no WhatsApp
Brasil conquista medalhas em concurso mundial de queijo

Os queijos brasileiros fizeram bonito na 6ª edição do Mondial du Fromage et des Produits Laitiers (Mundial de Queijos e Laticínios), que aconteceu entre os dias 10 e 12 de setembro, na região do Vale do Loire, na França.

Cerca de 1.640 amostras do laticínio produzidas por gente de todo o mundo foram avaliadas por uma comissão composta por 250 jurados.

Os critérios de análise foram: aroma, sabor, aparência, textura e equilíbrio. O número total de medalhas foi de 900 para produtores do mundo inteiro. 

Dentre as medalhas distribuídas, o Brasil levou 84, sendo 17 de ouro, 23 de prata e 44 de bronze. Confira a lista de queijos e laticínios brasucas que chegaram ao pódio com o ouro:

Barão Parmesão 9 meses – Barão do Queijo Canastra

Ricota Fresca de Búfala – Búfala Almeida Prado
Santa Brigite Silvania – Estância Silvania
Valoro Silvania – Estância Silvania
Queijo Azul da Mantiqueira – Laticínios Paiolzinho
Queijo tipo Quark – Laticínios São João
Queijo Goa #14 – Produtos Goa
Queijo Aparecido maturado 12 meses – Queijaria Alto da Aparecida
Queijo Aparecido maturado 18 meses – Queijaria Alto da Aparecida
Queijo Aparecido maturado 24 meses – Queijaria Alto da Aparecida
Caprinus do Lago – Capril do Lago
Alecrim – Queijaria Santa Vitória
Bálsamo – Queijaria Serra do Bálsamo
Queijo Maria Nunes Casca Florida 50 dias – Queijo Maria Nunes
Queijo Quilombo Tradicional do Serro casca lisa de 45 dias – Queijo Quilombo
Queijo Quilombo Tradicional do Serro de mais de 100 dias – Queijo Quilombo
Queijo Giovanna – Ribeiro Fiorentini

A lista completa com todos os medalhista aqui

Por Folha de Pernambuco

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil 

Relacionadas

Veja também

Queijaria marajoara consolidou sua marca como referência nacional e internacional na produção queijeira artesanal, preservando a cultura da Ilha do Marajó e acumulando importantes conquistas ao longo de duas décadas
Queijo do Marajó Fazenda São Victor recebe Medalha de Ouro e é eleito o Melhor Queijo do Pará; queijaria também conquista medalhas com doce de leite e manteiga de búfala.
Pesquisa on-line é aberta a criadores associados e não associados e vai auxiliar na construção de um Programa de Melhoramento Genético mais eficiente e alinhado à realidade do setor
Segundo a ANC, dados consolidados apontam expansão contínua da seleção genética na pecuária de corte