Search
Close this search box.

Animais Brahman serão exportados para o Camboja

11 de abril de 2022

Foram adquiridos 22 touros selecionados da raça Brahman que serão exportados em breve e contribuirão para a sustentabilidade da pecuária do Camboja
Compartilhe no WhatsApp
Animais Brahman serão exportados para o Camboja
Serão exportados touros Brahman consagrados no Brasil e de criatórios tradicionais – Foto: Divulgação

Considerado um tipo de bovino altamente adaptado às mais diversas condições climáticas, os animais da raça Brahman selecionados por criatórios do Brasil serão exportados em breve para o Camboja, país do sudeste asiático. Ao total, foram adquiridos 22 touros de central e doadoras pela empresa i7 Ranch, com sede na capital Phnom Penh e que atua na criação e comercialização de Brahman e Nelore para várias regiões da Ásia.

Boa parte dos exemplares foi adquirida durante o 7º Leilão Primavera Casa Branca, ocorrido no mês de setembro de 2021, sendo 15 fêmeas e machos da Casa Branca Agropastoril, localizada em Silvianópolis/MG, e um touro do Brahman Catedral, em Natércia/MG.

Antônio Carlos Pinheiro Machado Júnior, diretor da Pinheiro Machado Livestock, empresa responsável pelas negociações entre os criatórios brasileiros e a i7 Ranch, revela que ainda estão sendo coletadas 30 mil doses de sêmen de cinco touros que serão exportados para o Camboja. “Serão exportados animais consagrados no Brasil e de criatórios tradicionais, sendo que muitos exemplares foram premiados em exposições. Teremos a oportunidade de mostrar a qualidade do gado brasileiro e como nossa genética pode contribuir para o avanço da pecuária cambojana”.

Os exemplares já estão em pré-quarentenário na fazenda experimental da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), em Uberaba/MG, onde permanecerão até o período de quarentenário exigido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, que antecederá o embarque, previsto para o segundo semestre de 2022.

Para o presidente da Associação dos Criadores de Brahman (ACBB), Paulo Sérgio Scatolin, a abertura do comércio com o Camboja comprova o crescimento da demanda pelo Brahman brasileiro. “Os criadores brasileiros têm se empenhado em selecionar animais precoces, dóceis, rústicos, de excelente carcaça, mas conservando o padrão racial, o que tem atraído compradores de diversos países”, assegura.

Brahman para a sustentabilidade

A genética Brahman contribuirá para a sustentabilidade da pecuária do Camboja, já que permite a produção de animais precoces, rústicos e de bom acabamento de carcaça. “Acredito que o Brahman brasileiro tem muito a contribuir para o Camboja, pois eles adquiriram o que há de melhor aqui, pinçaram ótimos animais com potencial genético como nossa campeã nacional MCNS CATEDRAL 20”, destaca o criador Matã Nacácio, do Brahman Catedral.

Ainda de acordo com o criador Paulo Marques, proprietário da Casa Branca Agropastoril, entre os animais de seu criatório selecionados para a exportação está a Reservada Grande Campeã da ExpoBrahman 2021, CABR Theodora 3047/3. “A Casa Branca Agropastoril conquistou por duas vezes o campeonato World Champion Brahman. Já exportamos animais vivos para o Paraguai, mas para o Camboja é a primeira vez”, ressalta.

Fonte: Assessoria

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Associação de produtores, criada com apoio de programa do Sebrae, difundiu o uso do selo de procedência que assegura a origem dos produtos
O “O Campo Futuro” baseia-se no levantamento detalhado do custo de produção de diversas atividades agropecuárias.
Evento em Brasília promovido pela ABRALEITE reuniu presencialmente mais de 500 produtores, técnicos, parceiros e lideranças políticas e classistas, durante dois dias de intensa troca de conhecimento e experiência, com painéis variados e a presença de renomados palestrantes nacionais e internacionais.
Além de galã, o Barrosã possui uma carne bastante saborosa e com certificado de origem protegida.