Search
Close this search box.

Bioeconomia e agronegócio: o futuro sustentável do Brasil em debate

10 de março de 2023

A bioeconomia será fundamental para a descarbonização do Brasil, mas também para a geração de renda e empregos no país
Compartilhe no WhatsApp
Bioeconomia e agronegócio: o futuro sustentável do Brasil em debate

O estudo “Potencial do impacto da bioeconomia para a descarbonização do Brasil”, organizado pela Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI), mostra que a implementação desse mercado pode gerar uma receita industrial anual de US$ 284 bilhões até 2050.

Para alcançar esse montante, será preciso coordenar políticas públicas de mitigação de emissões de gases de efeito estufa (GEE); regular o mercado de carbono; priorizar a biomassa como principal fonte de energia para setores distintos; financiamento nas iniciativas para bioeconomia e descarbonização; e intensificar o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias biorrenováveis.

Painel Bioeconomia

Nesse sentido, o agronegócio terá um papel importante na implementação da bioeconomia brasileira. Para entender mais sobre o assunto, o 3º Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio (CBDA) terá o painel Bioeconomia e o Futuro das Cadeias Agroindustriais, com a participação de Amália Borsari, diretora de Biológicos da CropLife Brasil; Antônio Carlos Zem, CEO da Biotrop; e Carolina Graça, diretora LATAM de ESG da Bayer. A moderação será feita por Marcos Jank, coordenador do Centro Insper Agro Global.

O painel trará ainda a visão desses especialistas sobre a o futuro das cadeias agroindustriais em meio às metas para combater o aquecimento global, e como o agro caminhará para ser ainda mais sustentável, ampliando sua atuação de conservar o meio ambiente e sua contribuição para a descarbonização do país e do mundo. O Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio acontecerá no dia 29 de março, em formato híbrido – presencialmente, em Brasília (DF), para convidados, e transmitido virtualmente, de forma gratuita, pelo site oficial.

O evento é uma realização do Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio – IBDA, e tratará ainda de três temas fundamentais para a produção de alimentos nutritivos, fibras e energia com produtividade e sustentabilidade: Mercado de Carbono – Regulamentação Setorial, Reforma Tributária e Regimes Fiscais Especiais e Direito de Propriedade, Segurança Jurídica e Investimentos.


Desde sua primeira edição, o CBDA tem colocado em evidência as principais pautas que permeiam o direito e a economia dos sistemas industriais e os desafios jurídicos e regulatórios do setor, ampliando a visão sistêmica e multidisciplinar dos stakeholders.

SERVIÇO 
3º Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio
Data: 29 de março de 2023
Evento híbrido, com transmissão online pelo site oficial
Mais informações: https://congressodireitoagro.com.br/

Por Conexão Safra

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Criação de canais de atendimento exclusivos e especializados e melhorias na rede elétrica no interior integram série de ações previstas no Cemig Agro.
O saldo alcançou US$9,42 bilhões, aumento de 14,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior
Programas de destaque incluem “Vivenciando a Prática”, que já mostrou realidade do agronegócio a mais de 30 mil estudantes e professores, e a Agroteca Digital
O estudo foi realizado pela HR Tech Mereo, plataforma integrada de gestão de pessoas presente em cerca de 40 países, responsável por atender a 10% das 500 maiores empresas do Brasil.