Search
Close this search box.

O impacto do avanço genético nos rebanhos brasileiros

19 de janeiro de 2022

ABCZ TV produz série de reportagens sobre impactos do Programa de Melhoramento Genético do Zebu nos rebanhos brasileiros, em inegável contribuição para o incremento produtivo
Compartilhe no WhatsApp
O impacto do avanço genético nos rebanhos brasileiros

Sob a proposta conceitual de ‘estar onde o Zebu onde está’, mais uma série especial de reportagens foi produzida pela ABCZ TV, canal oficial de televisão da entidade. Intitulada como ‘Rota do PMGZ’, o material produzido em parceria com a equipe de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da entidade pretende mostrar como o PMGZ tem transformado os rebanhos brasileiros, e quais são as possibilidades e ferramentas do programa para cada perfil de propriedade.

Nesta primeira edição da ‘Rota do PMGZ’, seis reportagens foram produzidas em propriedades rurais na região de Araçatuba, no interior de São Paulo. Todas elas serão exibidas nas edições ao vivo do ABCZ News, as terças e quintas-feiras, sempre a partir das 19h.

A estreia aconteceu na última quinta-feira (13) e trouxe a primeira reportagem da série, que já está disponível no canal. O material foi produzido na Fazenda Nova, onde todos os animais da raça Nelore são avaliados pelo PMGZ.

Já na edição desta quinta-feira (18) do ABCZ News, a equipe da ABCZ TV irá mostrar os impactos do trabalho desenvolvido em mais duas seleções: Nelore Ônix e Nelore Zeus. Ao longo das próximas semanas o público poderá conferir ainda os reflexos do programa nos rebanhos das fazendas Bela Alvorada, Bonsucesso, Terra Boa e Nelore CEN.

As propriedades pertencem a um sele grupo de neloristas, pioneiros no melhoramento genético aferido por mensurações. As medidas zootécnicas têm sua origem na apuração de Diferenças Esperadas de Progênie (DEPs), hoje parâmetros preponderantes na seleção das raças zebuínas.

Vale lembrar que o PMGZ foi desenvolvido em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Corte (CNPGC), a renomada Embrapa Gado de Corte, de Campo Grande, capital sul-mato-grossense.

Para assistir a primeira reportagem clique em: https://www.youtube.com/watch?v=iL0JSAIzx0k&list=PLTcm6z3JOeq55mk8dnuFpAZF1tgXCDLlO&index=2

Para acompanhar o próximo programa clique em: https://www.youtube.com/watch?v=5y1g0jHJ2a0

Fonte: ABCZ/MAB
Crédito da foto: Divulgação/ABCZ

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

O número total de cabeças passou de 20,5 milhões para 25,4 milhões. Tem se destacado no Estado a criação de bubalinos, com alta de 43,27% no período.
Nelore e anelorados representam 80% do rebanho bovino nacional. Entidade desenvolve ações de fomento e valorização da raça
Tudo pronto para a realização do 2º Fórum Nacional do Leite, dias 16 e 17 de abril, na sede da Embrapa, em Brasília (DF); organização promete abrangência nas discussões.
O Paraná é o segundo maior produtor de leite do Brasil. Foram 3.626.378 de litros entregues a laticínios em 2023