Search
Close this search box.

Avaliação Global se aproxima de uma conclusão na COP 28

6 de dezembro de 2023

A avaliação global é um processo para países e partes interessadas verem onde estão fazendo progresso coletivo em direção ao cumprimento dos objetivos do Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas e onde não estão.
Compartilhe no WhatsApp
Avaliação Global se aproxima de uma conclusão na COP 28

Uma série de grandes eventos na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28) ajudou a aproximar a primeira avaliação global do mundo de uma conclusão que visa aumentar a ambição e acelerar a ação sobre as mudanças climáticas, informando os próximos planos de ação climática de 2025.

Durante a primeira semana da conferência, líderes mundiais compartilharam suas visões e expectativas para o resultado da avaliação global em uma série de mesas-redondas. Um total de 29 Chefes de Estado e Governo, 21 ministros, 10 autoridades de alto nível, três organizações das Nações Unidas e oito organizações não governamentais falaram nos eventos.

Os governos tomarão uma decisão sobre a avaliação global na COP28, que pode ser alavancada para aumentar a ambição e a ação nesta década.

” Esses grandes eventos são um espaço para os líderes fornecerem recomendações para fortalecer a ação e melhorar o apoio, no contexto da necessidade urgente de agir nesta década crítica à medida que os impactos das mudanças climáticas pioram em todo o mundo”, disse Harry Vreuls, Presidente do Órgão Subsidiário de Aconselhamento Científico e Tecnológico, em suas observações iniciais.

A avaliação global é um processo para países e partes interessadas verem onde estão fazendo progresso coletivo em direção ao cumprimento dos objetivos do Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas e onde não estão.

No Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU indica que as emissões de gases de efeito estufa devem atingir o pico antes de 2025, no máximo, e diminuir 43% até 2030 para limitar o aquecimento global a 1,5°C. Cruzar o limite de 1,5°C arrisca desencadear impactos muito mais severos das mudanças climáticas, adverte o IPCC.

Os resultados do relatório técnico da avaliação global publicado em setembro são um lembrete contundente da urgência de nossa situação e um apelo à ação.

Três eventos globais de alto nível da avaliação global (sobre mitigação, adaptação e meios de implementação) na COP28 destacaram a urgência de aumentar a ambição e a ação climática em todos os aspectos. O primeiro Comitê de Alto Nível da Avaliação Global publicou um resumo dos eventos, que incluiu os seguintes pontos:

Mitigação

Os líderes indicaram que há uma necessidade urgente de colocar o mundo em caminhos apropriados para reduções profundas, rápidas e sustentadas nas emissões globais de gases de efeito estufa, conforme indicado pela ciência.

Além disso, foi mencionado que o pico das emissões globais de gases de efeito estufa o mais rápido possível e a aceleração das ações para atingir zero líquido até meados do século ou antes, de acordo com as circunstâncias e capacidades nacionais e prioridades de desenvolvimento, são essenciais para manter viva a meta de 1,5°C.

Adaptação

Os líderes reconheceram as lacunas significativas na implementação da adaptação e nos financiamentos (estimadas entre USD 194-366 bilhões por ano, conforme o último Relatório de Lacunas de Adaptação do PNUMA) e destacaram a necessidade de todos os países aumentarem urgentemente as ações para fortalecer a adaptação e aumentar significativamente a capacidade e os recursos dos países em desenvolvimento, com foco nos mais vulneráveis.

Os líderes reconheceram os esforços de adaptação dos países em desenvolvimento, que contribuíram para fortalecer a resiliência e reduzir a vulnerabilidade da população. Eles também reconheceram que os ecossistemas naturais desempenham um papel fundamental na adaptação, incluindo soluções baseadas em ecossistemas, com ênfase especial em água e montanhas.

Eles concordaram também com a necessidade de aumentar rapidamente o apoio à adaptação, além de atender à meta de duplicar o financiamento para a adaptação, e à perda e dano; e acolheram as promessas para os novos acordos e fundos de perda e dano.

Meios de Implementação

Os líderes reconheceram que os fluxos globais de financiamento climático aumentaram desde o Acordo de Paris, mas enfatizaram que o financiamento e os meios de implementação não estão em consonância com os investimentos, necessidades e prioridades necessários para atingir os objetivos do Acordo de Paris, especialmente os dos países em desenvolvimento.

Eles também reconheceram que a capacitação e o desenvolvimento e transferência de tecnologia são críticos, incluindo para a inovação.

Espera-se que um impulso adicional no financiamento na COP28 e do resultado da avaliação global sinalize um caminho coletivo para o mundo exterior.

Por: UNFCC

Tradução: Agência Agrovenki

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Aumento da temperatura, escassez hídrica e proliferação de pragas ameaçam a produtividade agrícola, exigindo soluções inovadoras e políticas de apoio
O estudo Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) do Agro também revelou que, na divisão por porte, as empresas clientes da TOTVS estão mais avançadas no processo de digitalização
Projeto define regras para produção on farm e critérios para o registro de produtos biológicos industrializados. Texto agora segue para apreciação do Senado
Para Silvia Massruhá, representantes diplomáticos desempenham papel fundamental na consolidação da imagem positiva da agricultura brasileira no exterior