Audiobook “O Reino de Agrus”

Projeto encabeçado e produzido pelo movimento “Todos a Uma Só Voz”, que conta com a participação de diversas entidades do agronegócio para unir toda a cadeia produtiva em uma única plataforma de comunicação
Share on whatsapp
Compartilhe no WhatsApp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
O reino de Agrus
Áudio

O audiobook “O Reino de Agrus” retrata, de forma lúdica, a estória de um povo que tem a agricultura e a pecuária como suas principais fontes de sobrevivência. O objetivo é aproximar a população brasileira, em especial as crianças, do agronegócio brasileiro. Assim, usando o lúdico para ensinar, o projeto, que é encabeçado e produzido pelo “Todos a Uma Só Voz”, chega como mais uma ação desse movimento que envolve a participação de diversas entidades do agronegócio, a fim de unir toda a cadeia produtiva em uma única plataforma de comunicação.

Contar estórias de maneira relevante para mostrar a história do Agro

 “O Reino de Agrus” é uma estória que conta a lenda de um povo, o qual tinha a agricultura e a pecuária como suas principais fontes de sobrevivência. É um storytelling que narra o cotidiano dos personagens e suas atividades, que buscam ajudar o povo do reino com soluções que são originadas do Agro.

“Quando iniciamos os projetos do Movimento, tínhamos em mente que era necessário pensar em uma ação direcionada às crianças e aos jovens, visando aproximá-los do setor, com informações relevantes e que mostrassem a importância do Agro para a vida de toda a sociedade. Assim nasceu a ideia de levarmos, por meio do conto de fadas, essa mensagem às novas gerações”, explica o coordenador do projeto, Ricardo Nicodemos, que é diretor da RV Mondel e também vice-presidente executivo da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), uma das entidades que apoiam o movimento.

Na fase de pesquisas, planejamento e construção do Movimento, foram entrevistadas crianças, que foram questionadas sobre como são produzidos o leite de caixinha e a batata frita. As respostas, invariavelmente se limitavam a dizer “a mamãe compra no mercado”, mas não mencionavam a plantação e colheita da batata no campo e nem tampouco a ordenha das vacas, o que reforçou a importância de uma ação direcionada a esse público. 

Com o desenvolvimento do projeto, percebeu-se que a estória acaba cativando não só as crianças, mas também os adultos. “Entendemos que essa é uma forma lúdica de transferir conhecimento e informação baseada em pesquisa para todos os brasileiros, qualquer que seja a faixa etária, classe social ou a ocupação profissional”, destaca Nicodemos.

A estória é contada em capítulos, que são baseados em uma cultura agrícola, um tipo de rebanho ou um segmento específico do Agro. Além disso, vai abordar temas como sustentabilidade, meio ambiente e segurança alimentar, com uma linguagem leve e envolvente.

“O audiobook se tornou um poderoso recurso para ensinar as crianças e os jovens sobre a importância que o Agronegócio tem em nossas vidas. Ao mesmo tempo, é uma forma de destacar e valorizar o trabalho do campo, especialmente o dos pequenos e médios produtores”, afirma Nicodemos.

Primeiro episódio no ar

Com o objetivo de apresentar os personagens e contar um pouco as atividades do Reino, o primeiro episódio traz uma introdução da estória e conta sobre o estranho sonho do Rei Amós, um líder responsável e muito cuidadoso com seu povo.

Preocupado, o Rei chama o seu conselheiro, o Mago Antares, um senhor muito inteligente e que sempre tem a solução para os problemas, para ajudá-lo a decifrar seu sonho e entender se deveria se preocupar com a mensagem.

Além disso, a estória ainda conta com outros personagens, como a Rainha Ester, uma mulher negra e caridosa com a população carente, que criou programas de apoio às mulheres; o João Bovis, um pecuarista que tem propriedades com diversos rebanhos: gado de corte, gado de leite, suínos e aves e atua em diversas associações, mas tem aversão por coisas novas, e a Maria do Campo, uma produtora rural que cultiva grãos e hortifrútis, também atuante no mercado e entidades, mas com pensamentos modernos.

Quem se interessar em conhecer e acompanhar as aventuras dos moradores de “O Reino de Agrus” pode acessar o site do “Todos a Uma Só Voz” e conferir o primeiro episódio, que já está disponível em: https://todosaumasovoz.com.br/site/capitulo-1-o-sonho/.

Sobre o Movimento “Todos a Uma Só Voz”

Lançado oficialmente em fevereiro de 2021, o movimento Todos a Uma Só Voz surgiu para conectar o agronegócio e o consumidor final. Ele reúne as principais lideranças do setor e tem uma atuação diversificada que traz maior empatia por quem atua no campo.

O Movimento conta com o apoio institucional da ABAG, ABCC, ABIARROZ, ABIEC, ABITRIGO, ABMRA, ABPA, ABRALEITE, AMA BRASIL, ANDAV, ASBRAM, FENEP, IBÁ e SNA. Tem o apoio comercial das empresas Agroline, Attuale, Coelho&Morello, Lamarca, RCom, TrahLahLah e Companhia de Estágios. Possui diversos veículos de comunicação e o patrocínio da CropLife.

Para saber mais sobre o movimento, acesse: http://www.todosaumasovoz.com.br.

Fonte: – Attuale Comunicação

Relacionadas

Veja também

Linhas de financiamento para investimento foram as mais procuradas no período com alta de 50%, em comparação com o plano safra anterior.
O programa tem como premissa um modelo de exploração sustentável, com respeito ao solo
Medida foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional e é importante para financiar projetos do agronegócio
Esse prêmio é um dos mais prestigiosos do mundo para o assunto de proteção de cultivos, das safras e também de agricultura digital