Search
Close this search box.

Associação Caatinga lança cartilha digital sobre o extrativismo da carnaúba para pequenos agricultores 

30 de agosto de 2023

A cartilha aborda os direitos trabalhistas, boas práticas de saúde e segurança para o trabalhador extrativista, e ambientais.
Compartilhe no WhatsApp
Associação Caatinga lança cartilha digital sobre o extrativismo da carnaúba para pequenos agricultores 

A Associação Caatinga lançou nesta terça-feira (29) a cartilha digital “Agricultura familiar no extrativismo da carnaúba” para pequenos agricultores, com informações sobre a importância da sustentabilidade da cadeia produtiva dessa palmeira símbolo do nordeste brasileiro, boas práticas e orientações obre direitos e deveres trabalhistas e o combate ao trabalho escravo e ao trabalho infantil.
 

Marília Nascimento, coordenadora de educação ambiental da Associação Caatinga, explica que a cartilha aborda os direitos trabalhistas, boas práticas de saúde e segurança para o trabalhador extrativista, e ambientais, como a recomposição de carnaubais e o controle de pragas, dentre outros temas.
 

“O material busca contribuir com a produção e disponibilização de conhecimentos e informações ao trabalho cotidiano dos agricultores familiares do semiárido que atuam na atividade extrativista da carnaúba. Por isso, a cartilha traz essas informações de forma didática e com diversas indicações de outros materiais que também são voltados para o tema, por meio de QRCodes ao longo do arquivo, como a sugestão de acesso a coletânea de doze vídeos disponíveis no canal da Associação Caatinga no YouTube”, complementa Marília.
 

A cartilha conta com três capítulos. O primeiro aborda a agricultura familiar e a atividade carnaubeira; o segundo foca nas boas práticas, com recomendações ao agricultor e à agricultora familiar; e o último enfatiza os arranjos produtivos da agricultura familiar no extrativismo da carnaúba correlacionando-os com as boas práticas mais indicadas para cada um desses arranjos.
 

A cartilha integra o Programa Carnaúba Sustentável, da Associação Caatinga, e foi produzida em parceira com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) no Piauí e da Federação dos trabalhadores rurais, agricultores e agricultoras familiares do estado do Piauí (FETAG-PI).

A cartilha “Agricultura familiar no extrativismo da carnaúba” está disponível no site da Associação Caatinga.
 

Mais sobre o Programa Carnaúba Sustentável

O Programa Carnaúba Sustentável é uma iniciativa da Associação Caatinga que visa contribuir para a qualificação da cadeia produtiva da Carnaúba fortalecendo a sustentabilidade da atividade nas dimensões ambientais, sociais, econômicas e tecnológicas.
 

Sobre a Associação Caatinga

A Associação Caatinga é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja missão é promover a conservação das terras, florestas e águas da Caatinga para garantir a permanência de todas as suas formas de vida. Desde 1998, atua na proteção da Caatinga e no fomento ao desenvolvimento local sustentável, incrementando a resiliência de comunidades rurais à semiaridez e aos efeitos do aquecimento global.

Por AD2M Comunicação

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil 
 

Relacionadas

Veja também

Com essas novas autorizações, o agronegócio brasileiro atinge sua 110ª abertura de mercado em 2024, totalizando 188 aberturas em 58 destinos desde o início de 2023
Itaueira Agropecuária integra abelhas às plantações e produz anualmente cerca de 90 mil toneladas dos frutos e 50 toneladas de mel
No Crop Tour, a Companhia analisa o potencial produtivo das áreas visitadas, o que permite ao time de inteligência de mercado desenhar os cenários das safras regionais e globais