Search
Close this search box.

Associação Caatinga lança cartilha digital sobre o extrativismo da carnaúba para pequenos agricultores 

30 de agosto de 2023

A cartilha aborda os direitos trabalhistas, boas práticas de saúde e segurança para o trabalhador extrativista, e ambientais.
Compartilhe no WhatsApp
Associação Caatinga lança cartilha digital sobre o extrativismo da carnaúba para pequenos agricultores 

A Associação Caatinga lançou nesta terça-feira (29) a cartilha digital “Agricultura familiar no extrativismo da carnaúba” para pequenos agricultores, com informações sobre a importância da sustentabilidade da cadeia produtiva dessa palmeira símbolo do nordeste brasileiro, boas práticas e orientações obre direitos e deveres trabalhistas e o combate ao trabalho escravo e ao trabalho infantil.
 

Marília Nascimento, coordenadora de educação ambiental da Associação Caatinga, explica que a cartilha aborda os direitos trabalhistas, boas práticas de saúde e segurança para o trabalhador extrativista, e ambientais, como a recomposição de carnaubais e o controle de pragas, dentre outros temas.
 

“O material busca contribuir com a produção e disponibilização de conhecimentos e informações ao trabalho cotidiano dos agricultores familiares do semiárido que atuam na atividade extrativista da carnaúba. Por isso, a cartilha traz essas informações de forma didática e com diversas indicações de outros materiais que também são voltados para o tema, por meio de QRCodes ao longo do arquivo, como a sugestão de acesso a coletânea de doze vídeos disponíveis no canal da Associação Caatinga no YouTube”, complementa Marília.
 

A cartilha conta com três capítulos. O primeiro aborda a agricultura familiar e a atividade carnaubeira; o segundo foca nas boas práticas, com recomendações ao agricultor e à agricultora familiar; e o último enfatiza os arranjos produtivos da agricultura familiar no extrativismo da carnaúba correlacionando-os com as boas práticas mais indicadas para cada um desses arranjos.
 

A cartilha integra o Programa Carnaúba Sustentável, da Associação Caatinga, e foi produzida em parceira com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) no Piauí e da Federação dos trabalhadores rurais, agricultores e agricultoras familiares do estado do Piauí (FETAG-PI).

A cartilha “Agricultura familiar no extrativismo da carnaúba” está disponível no site da Associação Caatinga.
 

Mais sobre o Programa Carnaúba Sustentável

O Programa Carnaúba Sustentável é uma iniciativa da Associação Caatinga que visa contribuir para a qualificação da cadeia produtiva da Carnaúba fortalecendo a sustentabilidade da atividade nas dimensões ambientais, sociais, econômicas e tecnológicas.
 

Sobre a Associação Caatinga

A Associação Caatinga é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja missão é promover a conservação das terras, florestas e águas da Caatinga para garantir a permanência de todas as suas formas de vida. Desde 1998, atua na proteção da Caatinga e no fomento ao desenvolvimento local sustentável, incrementando a resiliência de comunidades rurais à semiaridez e aos efeitos do aquecimento global.

Por AD2M Comunicação

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil 
 

Relacionadas

Veja também

Safra total de milho foi estimada em 114,14 milhões de toneladas, um acréscimo de 2,5 milhões de toneladas em relação ao previsto no mês passado; área plantada deve crescer 1% e produtividade deve avançar 1,2%
Essa parceria confirma a missão do AgroApp que é levar informações de qualidade para o produtor rural e profissional do campo.
Na comparação com a média diária de junho de 2023, há queda de 16,6% no valor obtido diariamente pelas exportações de açúcar em junho de 2024.
Em grande parte do Rio Grande do Sul, a colheita de arroz já foi finalizada