Argentina recebe representantes do alho brasileiro para pesquisas e relações comerciais

23 de agosto de 2022

Anapa faz visita à Argentina para tratar de relações comerciais e pesquisa sobre o alho
Compartilhe no WhatsApp
Argentina recebe representantes do alho brasileiro para pesquisas e relações comerciais
Objetivo é fortalecer relações comerciais entre países vizinhos – Foto: Divulgação/Anapa

Neste mês, a Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa) realizou uma visita técnica à Argentina, um país importante na cultura do alho e parceiro comercial do Brasil. Nesse período, a equipe se reuniu com representantes do governo para tratar de temas de interesse dos agricultores brasileiros e argentinos, com o objetivo de aperfeiçoar a relação comercial entre os dois países. Atualmente, a Argentina é um dos principais exportadores de alho para o mercado brasileiro.

Um dos assuntos abordados foi a Portaria nº 435/05/2022, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que incorporou ao ordenamento jurídico brasileiro o “Regulamento Técnico MERCOSUL de Identidade e Qualidade do Alho”. 

“Recentemente, tivemos uma vitória com a publicação dessa portaria, que definiu as regras de comercialização do alho no Mercosul e melhorou a concorrência entre os produtores argentinos e brasileiros, especialmente os da região sul”, explicou o presidente da Anapa, Rafael Corsino.

Parceria com Argentina

Outro foco da visita foi o estreitamento da parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) da Argentina, que desenvolve um trabalho relacionado a variedades de alho, tema de interesse dos produtores brasileiros.

 A coordenadora de pesquisa da Anapa, Mírian Delgado, participou das conversas com o instituto e visitou os campos de produção. “Foi uma viagem muito produtiva. Agora, vamos levar para o Brasil mais conhecimento e informação e, assim, fortalecer a produção do alho brasileiro, o melhor alho do mundo”, concluiu Rafael Corsino.

Fonte: Anapa

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Setor de frutas teve crescimento financeiro de 13%, em relação a 2023 e o aumento do dólar contribuiu para as vendas ao exterior
Estimativa é de que o valor passe de estimados US$ 25,8 bilhões em 2024 para US$ 33,6 em 2029; Hortifruti Cepea analisa que o consumo no Brasil vai ampliar mais em receita do que em volume
IFPA oferece campanha digital para aumentar consumo das frutas
Produtores da região serão incluídos no plano setorial de adaptação e baixa emissão de carbono na agropecuária