Search
Close this search box.

Alta internacional e boa demanda de exportação impulsionam preço do arroz

14 de agosto de 2023

A média da saca de 50 quilos de arroz em casca no Rio Grande do Sul, encerrou a quinta-feira cotada a R$ 90,99.
Compartilhe no WhatsApp
Alta internacional e boa demanda de exportação impulsionam preço do arroz

A forte alta das cotações internacionais deu novo fôlego aos preços do arroz no mercado doméstico. “Com pouca oferta interna e com a possibilidade de continuar enviando bons volumes de arroz beneficiado e em especial quebrado) ao exterior, os vendedores nacionais voltaram a elevar suas pedidas, explica o analista a consultor de SAFRAS & Mercado“. Élcio Bento.

“Essa é a maior cotação desde 31 de janeiro de 2023”, lembra. Em comparação ao mesmo período do mês passado, acumula alta de 10,72%. Em relação à igual período do ano passado o aumento é de 17,56%.

Vendas Externas de Arroz

De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), as vendas externas de arroz (base casca) chegam a 737,34 mil toneladas (março/julho). As importações acumuladas no período são de 523,35 mil toneladas.

“Com esse saldo comercial, considerando a produção de 10,366 milhões de toneladas, os estoques iniciais de 929 mil toneladas e o consumo interno de 10,7 milhões de toneladas, o estoque ao final do ciclo seria de apenas 384 mil toneladas”, estima Bento. Esses estoques atenderiam apenas 13 dias de consumo, o menor que se tem registro.

Como o recorte da temporada é feito em março e alguns estados já iniciam a colheita em meados de janeiro, mesmo com a expansão continental do país, não se pode afirmar, segundo o analista, que haveria alguma situação de desabastecimento.

Por Safras e Mercado

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil 

Relacionadas

Veja também

Safra total de milho foi estimada em 114,14 milhões de toneladas, um acréscimo de 2,5 milhões de toneladas em relação ao previsto no mês passado; área plantada deve crescer 1% e produtividade deve avançar 1,2%
Essa parceria confirma a missão do AgroApp que é levar informações de qualidade para o produtor rural e profissional do campo.
Na comparação com a média diária de junho de 2023, há queda de 16,6% no valor obtido diariamente pelas exportações de açúcar em junho de 2024.
Em grande parte do Rio Grande do Sul, a colheita de arroz já foi finalizada