Search
Close this search box.

Agroteca Digital: De Olho no Material Escolar lança biblioteca online com conteúdos científicos e atualizados sobre o setor rural

28 de maio de 2023

Agroteca Digital estará no ar a partir de 29/05, plataforma virtual com acesso livre e revisão por especialistas da ESALQ/USP trará games, vídeos, exercícios, reportagens e livros
Compartilhe no WhatsApp
Agroteca Digital: De Olho no Material Escolar lança biblioteca online com conteúdos científicos e atualizados sobre o setor rural

O agronegócio brasileiro é dinâmico, de alta tecnologia, sustentável e de grande importância econômica para o País, mas os conteúdos didáticos continuam mostrando uma foto antiga e sem bases científicas do setor. Para ajudar autores de livros e toda a comunidade escolar a ter informações de qualidade e para promover uma formação melhor para todos, a associação De Olho no Material Escolar está lançando a Agroteca Digital, neste dia 29/05.

A plataforma online, de livre acesso, contará com games, vídeos, exercícios, reportagens e livros, entre outros conteúdos. Tudo revisado por especialistas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), parceira do projeto.

“A Agroteca vai reunir todo o material que o Banco Nacional Comum Curricular exige das escolas, com dados científicos, além de outras pesquisas que desmistificam informações equivocadas que circulam sobre o agronegócio”, diz Rodrigo Paniago, associado da De Olho.

Para o professor Rafael Otto, representante da ESALQ na parceria com a De Olho no Material Escolar, o principal objetivo é divulgar dados atualizados e relevantes para editoras de livros didáticos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, professores e alunos. “A plataforma mostra o papel do agronegócio brasileiro, em temas como economia, sustentabilidade ambiental, uso de água e agroquímicos, com fontes confiáveis e linguagem acessível”.

Letícia Jacintho, presidente da De Olho no Material Escolar, conta que a iniciativa vai reforçar outros eixos de atuação da associação. “Nosso objetivo é colocar a educação no radar de todos. E a Agroteca Digital ampliará o acesso do público a informações de qualidade sobre o setor rural, o que pode ajudar a formar valores, visões de futuro pessoal e profissional”.

Estudo da FIA/USP – Em abril, a FIA/USP divulgou estudo que atestou como o agronegócio é tratado de forma pejorativa nos livros escolares. Em mais de 9 mil páginas de dez das principais editoras de livros utilizados nas redes pública e privada em todo o Brasil, foram identificadas 746 passagens negativas (ou “fortemente negativas”) sobre o setor rural, 60% a mais que menções neutras ou positivas. E 97% das menções aparecem em textos autorais e opinativos, sem embasamento científico.

De Olho no Material Escolar

Mais informações sobre os eixos de atuação da De Olho no Material Escolar estão disponíveis em https://deolhonomaterialescolar.com.br/   
Instagram: deolhonomaterialescolar 
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/de-olho-no-material-escolar/ 

Por Notícias Agrícolas

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Criação de canais de atendimento exclusivos e especializados e melhorias na rede elétrica no interior integram série de ações previstas no Cemig Agro.
O saldo alcançou US$9,42 bilhões, aumento de 14,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior
Programas de destaque incluem “Vivenciando a Prática”, que já mostrou realidade do agronegócio a mais de 30 mil estudantes e professores, e a Agroteca Digital
O estudo foi realizado pela HR Tech Mereo, plataforma integrada de gestão de pessoas presente em cerca de 40 países, responsável por atender a 10% das 500 maiores empresas do Brasil.