Agronegócio eleva superávit da balança comercial em agosto

5 de setembro de 2023

Soja, milho e café foram os produtos com maior volume de negociação no mês
Compartilhe no WhatsApp
Agronegócio eleva superávit da balança comercial em agosto

A balança comercial do Brasil registrou superávit de US$9,767 bilhões em agosto de 2023. As exportações tiveram alta e, em receita, alcançaram a casa dos US$ 31,2 bilhões. O crescimento foi de quase 16% em relação a agosto do ano passado.

Ao mesmo tempo, as importações tiveram uma redução de pouco mais de 19%. Isso resultou num crescimento de 137% na receita da balança comercial do Brasil, ainda em relação ao mesmo período do ano passado.

Agronegócio

A alta das exportações foi puxada pelo agronegócio, que teve crescimento de 16,2% na receita. Soja, milho e café foram os produtos com maior volume de negociação no mês. A indústria extrativista também teve alta na venda de petróleo bruto e minério de ferro, mas os preços desses produtos tiveram queda quando comparados ao ano passado.

A China segue como o principal destino das exportações brasileiras, destino de pouco mais de 30% do total negociado e embarcado pelo nosso país. A União Europeia recebeu pouco mais que 13% dos itens, e os Estados Unidos (EUA), quase 11%.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços estima que o Brasil tenha um recorde de superávit na Balança Comercial deste ano. Algo em torno de 84,7 bilhões de toneladas — quase 38% maior que em 2022. Esse seria o melhor resultado da história.

Por Agromais

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil 

Relacionadas

Veja também

Safra brasileira registrou crescimento em 2024 e o uso de defensivos agrícolas garante maior produtividade
No dia 20 de março é comemorado o Dia Nacional da Agricultura. Inédita, a exposição ‘Tesouros da Terra’ explora a evolução do agronegócio e os avanços da biotecnologia, destacando o trabalho de cientistas, profissionais do campo e muito mais
Documentário protagonizado por Carmen Perez, com a participação de Temple Grandin e do prof. Mateus Paranhos terá uma sessão exclusiva para convidados na noite de 25 de Março. A empresária e diretora da Planalto Tratores, Priscilla Nunes Cunha é co-anfitriã da première em Goiânia, acredita no projeto e é a responsável por levar o filme para o Cinex do Oscar Niemeyer.
Programa da UFSCar em parceria com a CFS e Fundepag oferece 19 vagas para formação de especialistas na preservação da biodiversidade