A balança comercial do Brasil registrou superávit de US$9,767 bilhões em agosto de 2023. As exportações tiveram alta e, em receita, alcançaram a casa dos US$ 31,2 bilhões. O crescimento foi de quase 16% em relação a agosto do ano passado.
Ao mesmo tempo, as importações tiveram uma redução de pouco mais de 19%. Isso resultou num crescimento de 137% na receita da balança comercial do Brasil, ainda em relação ao mesmo período do ano passado.
Agronegócio
A alta das exportações foi puxada pelo agronegócio, que teve crescimento de 16,2% na receita. Soja, milho e café foram os produtos com maior volume de negociação no mês. A indústria extrativista também teve alta na venda de petróleo bruto e minério de ferro, mas os preços desses produtos tiveram queda quando comparados ao ano passado.
A China segue como o principal destino das exportações brasileiras, destino de pouco mais de 30% do total negociado e embarcado pelo nosso país. A União Europeia recebeu pouco mais que 13% dos itens, e os Estados Unidos (EUA), quase 11%.
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços estima que o Brasil tenha um recorde de superávit na Balança Comercial deste ano. Algo em torno de 84,7 bilhões de toneladas — quase 38% maior que em 2022. Esse seria o melhor resultado da história.
Por Agromais
Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil