Search
Close this search box.

Agronegócio avança a passos largos

18 de outubro de 2023

O Brasil destaca-se como uma potência no cenário global do agronegócio
Compartilhe no WhatsApp
Agronegócio avança a passos largos

O Brasil destaca-se como uma potência no cenário global do agronegócio, impulsionado principalmente pelo progresso tecnológico e científico do setor. Este avanço resulta em conquistas anuais, marcadas por recordes de produção e exportação de diversas commodities. 

Quanto ao melhoramento genético, a técnica é indispensável para alcançar esses recordes, segundo a opinião do consultor de soluções Agritech na TMG Raphael Augusto. “O melhoramento genético é essencial para a manutenção e ampliação contínua desses bons resultados. Por meio da pesquisa e do desenvolvimento de cultivares para culturas como sojamilho e algodão, o produtor passou a ter nas últimas décadas lavouras mais produtivas e sustentáveis, considerando que as sementes visam atender a demanda por resistência a pragas e doenças, além da necessidade de adaptação a diferentes climas e regiões”, afirmou o consultor.

Apoiando analistas nas etapas do melhoramento genético, empresas estabelecem parcerias cruciais. “Companhias como a TMG são firmadas parcerias importantes com hubs de tecnologia, responsáveis por promover o acesso a novas alternativas para aprimorar e agilizar processos, auxiliando analistas responsáveis por cada fase dos programas de melhoramento genético na coleta, cruzamento e análise de dados”, comentou Rafael Augusto.

“Mas o avanço tecnológico não pode ficar limitado às empresas. É preciso desenvolver e tornar acessíveis soluções que permitam ao agricultor mapear suas lavouras, identificar falhas, pragas como nematóides, outros fatores de risco, coletar e cruzar dados e automatizar processos que atualmente ainda são manuais.”, completou.

A Tecnologia no Agronegócio

A tecnologia capacita profissionais agrícolas para serem mais analíticos e estratégicos. “Por fim, precisamos ampliar a interação entre as empresas do ramo e os agricultores, nesse sentido os hubs de tecnologia devem se reinventar e desempenhar um papel mais valioso no levantamento das reais necessidades dos agricultores, essa ponte deve ser construída com uma linguagem acessível e comunicação clara, para o sucesso na adoção das novas tecnologias”  concluiu o consultor.

Por Agrolink

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

O estudo indicou que a conectividade no agro, que antes era uma novidade, agora se tornou uma tendência emergente.
Agrônomo diz que é necessário ação humana eficaz para que os resultados sejam satisfatórios.
Para um mercado desse tamanho ainda temos muito espaço para o desenvolvimento de soluções que façam sentido à realidade brasileira.