Search
Close this search box.

Agroleite: vitrine da tecnologia do leite da América Latina

9 de agosto de 2022

A 22 ª da Agroleite, evento considerado vitrine da tecnologia do leite da América Latina, acontece entre os dias 16 e 20 de agosto na cidade de Castrolândia, no Paraná
Compartilhe no WhatsApp
Agroleite vitrine da tecnologia do leite da América Latina
Evento será realizado na Cidade do Leite, recinto de exposições da Castrolanda – Cooperativa Agroindustrial e no Parque de Exposições Dario Macedo – Foto: Divulgação/Agroleite

Após dois anos sem a realização por conta da pandemia mundial de Covid-19, a organização do evento confirmou as datas do evento. A 22ª edição do Agroleite vai acontecer de 16 a 20 de agosto de 2022, na Cidade do Leite, recinto de exposições da Castrolanda – Cooperativa Agroindustrial e no Parque de Exposições Dario Macedo.

O Presidente da Castrolanda, Willem Berend Bouwman, falou sobre a importância do Agroleite. “O evento envolve todos os elos da cadeia leiteira e é fundamental esse retorno das atividades presenciais, principalmente para nós produtores, a troca de ideias, de experiências, o acesso as tecnologias para nossas propriedades, novos conhecimentos e as oportunidades para melhorar o desempenho das nossas atividades. É uma alegria anunciar que estamos de volta com o Agroleite, na Cidade do Leite”.

Gerente do Agroleite e da Cidade do Leite, Leila Dione aposta na presença e participação da cadeia produtiva do leite. “Atravessamos um período em que jamais imaginávamos viver e eu acredito muito nessa próxima edição – ela vai ser especial, histórica e de retomada. Nós estamos trabalhando numa programação bem intensa, com novos eventos na grade, há uma expectativa de encontros e reencontros de pessoas, oportunidades de trocas de conhecimentos, muitas tecnologias a serem apresentadas, afinal foram dois anos de ausência dos eventos, dois anos em que muito aconteceu no mundo virtual, o agro não parou, mas que na minha opinião, nada substitui a experiência presencial dos eventos.

Programação especial da Agroleite

O Torneio Leiteiro será o primeiro atrativo da programação. Terá início na segunda-feira, dia 15, antes mesmo dos portões estarem abertos ao público, e vai até o fim de semana, com encerramento previsto para a sexta-feira, dia 19, com o tradicional banho de leite nos vencedores.

Terça-feira, 16 de agosto

Na terça-feira, dia 16 de agosto, os portões serão abertos às 8 horas e o expediente dos expositores de empresas será até as 18 horas ao longo da semana. A abertura oficial está marcada para às 10 horas na Arena Agroleite. A agenda do primeiro dia também traz a atração Trilha do Leite, um caminho educativo cheio de curiosidades sobre a produção de leite e destaca a importância do consumo diário.

Um balcão de vendas de animais também terá destaque na programação de terça a sábado, com oportunidades de bons negócios de animais da Capital Nacional do Leite. Visitas em propriedades, atração denominada como Rota do Leite, vão oferecer de terça a sexta um “tour” nas fazendas de produtores de leite de Castro.

O Giro Brasil é uma das novidades que acontecerá já no primeiro dia de Agroleite. O evento que está marcado para acontecer no Centro de Eventos vai trazer cases de estados brasileiros com diferentes sistemas de produção e oportunizará troca de experiência entre os participantes.

Quarta-feira, 17 de agosto

Para a quarta-feira, 17 de agosto, a agenda abre com o Seminário Internacional do Leite, no Centro de Eventos, e terá um dos nomes de destaque da grade de palestras do Agroleite. Em seguida, Castrolanda e Fundação ABC farão no mesmo local a Premiação do Concurso de Silagem.

No período da tarde, no Campo Experimental, serão abertas as dinâmicas, ou seja, máquinas em movimento com apresentações técnicas e de novas tecnologias do campo. Na Arena Agroleite, a raça Holandesa V&B abrirá a agenda de julgamentos de animais. Ainda durante a tarde, haverá o tradicional Fórum da Suinocultura, com temas relacionados à cadeia produtiva da área.

À noite da quarta-feira, o Moinho, Memorial da Imigração Holandesa, será palco novamente do “Oscar do Leite”, o Troféu mais aguardado da cadeia produtiva do leite. Em 2022, a premiação completa 20 anos e terá transmissão ao vivo pelo Canal Terra Viva, do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Quinta-feira, 18 de agosto

Na quinta-feira, dia 18 de agosto, a Arena Agroleite abre os trabalhos pela manhã com o julgamento dos animais da raça Holandesa Adulta V&B e, na sequência, os animais jovens da raça Holandesa P&B. No Centro de Eventos, acontecerá o Painel do Agro, desta vez com uma programação internacional que traz nomes de destaque e um tema que envolve política e economia no agronegócio.

Na Pista de Provas, a competição de Tratores, Trekker Trek, abre os trabalhos com o treino livre e apresentações na sexta e a grande final no sábado, atração que promete novamente movimentar as arquibancadas na Cidade do Leite. No período da tarde, estreia no Centro de Eventos o Painel Coop Mode, Inovação no Agro.

Sexta-feira, 19 de agosto

A sexta-feira, dia 19 de agosto, abre com a Arena Agroleite. Entram em pista os animais jovens da raça Jersey e, no período da tarde, haverá o julgamento da raça Holandesa Adulta P&B. No Centro de Eventos, haverá o também tradicional Fórum da Agricultura e, em seguida, o Painel da Ovinocultura. Uma mostra de ovinos também será atração durante a semana ao lado da Arena Agroleite.

Sábado, 20 de agosto

Para o último dia do Agroleite 2022, sábado, dia 20, terá o evento beneficente Fé & Café, a força que une todos no Centro de Eventos. Na Arena Agroleite, é a vez das crianças com as apresentações do Clube de Bezerras, Fraldinha e Copa dos Apresentadores.

No período da tarde, haverá o julgamento da raça Jersey e, em seguida, a grande final com a Vaca do Futuro e a Suprema das Raças, além da vencedora do Agroleite 2022, nome do animal, do criador e do expositor que será homenageado na Calçada da Fama, da Cidade do Leite. O sábado também reserva atrações no Palco da Praça Central do Centro Cultural Castrolanda.

Organização

O Agroleite é realizado em Castro, no Paraná, município reconhecido como Capital Nacional do Leite. A entrada é franca. Acesse todos os detalhes da programação e fique por dentro das informações do evento em www.agroleitecastrolanda.com.br. Siga também as redes sociais Instagram e Facebook @agroleitecastrolanda.

Fonte: Agroleite

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

No periódico Current Microbiology, pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Alimentos descreveram três cepas de bactérias do gênero Lactobacillus em queijos que podem beneficiar a saúde humana e atender às demandas da indústria queijeira
Com 3 milhões de litros de leite captados diariamente, Patos de Minas se destaca como um gigante na produção leiteira, impulsionando o desenvolvimento regional e econômico
Torneio leiteiro da 54ª Expoimp tem recorde brasileiro de produção de leite