Agroindústria reduz ainda mais suas perdas

27 de novembro de 2023

Pesquisa do FGVAgro aponta que a agroindústria reduz ainda mais suas perdas e está a um passo de operar em campo positivo
Compartilhe no WhatsApp
Agroindústria reduz ainda mais suas perdas

 A pesquisa sobre agroindústria, do FGVAgro, revela que em setembro/2023, a produção agroindustrial registrou uma expansão de 2,5% frente ao mesmo período de 2022. Essa alta foi derivada da expansão de 5,8% do segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas. Por sua vez, o segmento de Produtos Não-Alimentícios contraiu pela décima terceira vez consecutiva (-1,3%). Com o resultado positivo do mês, a Agroindústria reduziu suas perdas no acumulado no ano: passou de -0,4% (até agosto/2023) para -0,1% (até setembro/2023).

No cenário base a FGV Agro espera que a Agroindústria cresça

Para 2023, o FGV Agro espera que a Agroindústria cresça levemente, em 0,2%, em relação ao ano de 2022, no cenário base. Essa alta deverá ocorrer por conta do crescimento (3,5%) do segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas e pela menor contração dos Produtos Não-Alimentícios (-3,4%) – vale destacar que, ao longo do ano, esse segmento chegou a acumular contração de quase 5,5%.

O segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas vem sendo favorecido pelo pela safra recorde, pela queda de inflação de alimentos e pela manutenção do bom ritmo no mercado de trabalho. Já o segmento de Produtos Não-Alimentícios, por sua vez, também conta com alguns desses fatores positivos, porém, eles vêm sendo superados pelos desempenhos negativos, notadamente, dos setores de Insumos Agropecuários, Produtos Florestais e Produtos Têxteis.

Por: Ascom FGV Agro

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Documentário protagonizado por Carmen Perez, com a participação de Temple Grandin e do prof. Mateus Paranhos terá uma sessão exclusiva para convidados na noite de 25 de Março. A empresária e diretora da Planalto Tratores, Priscilla Nunes Cunha é co-anfitriã da première em Goiânia, acredita no projeto e é a responsável por levar o filme para o Cinex do Oscar Niemeyer.
Governo do Estado investiu R$ 13,5 milhões em programa exclusivo para startups paulistas, que oferece capacitações, mentorias e uma conexão direta com o mercado
Apesar disso, dezembro teve retração de 0,5%, correspondendo ao segundo mês consecutivo de queda interanual, o que traz preocupações para o desempenho do setor neste ano.
Evento será realizado de 7 a 11 de abril, no Centro Tecnológico COMIGO, em Rio Verde (GO)