Search
Close this search box.

Agronegócio: Clientes fidelizados valem três vezes mais para marcas

1 de julho de 2024

Relatório inédito da SEEDZ afirma que esse público do agro tende a comprar 33% a mais em itens, por ticket, e mantém uma frequência de compra 160% maior
Compartilhe no WhatsApp
Agronegócio: Clientes fidelizados valem três vezes mais para marcas

A SEEDZ, agtech brasileira que integra a cadeia de valor do agronegócio por meio de tecnologia, acaba de lançar o relatório “Fidelização de Produtores e Estratégias de Incentivos no Agronegócio”. As análises mostram que o mercado de fidelidade segue em ascensão e que, no agronegócio, os consumidores fidelizados tendem a valer até três vezes mais para as marcas parceiras, se comparados aos clientes regulares.

Relacionado diretamente ao poder de compra da cadeia do agronegócio, o relatório aborda ainda uma série de vantagens para todos os envolvidos: dados disponibilizados pela SEEDZ, com base em seus programas, mostram que os participantes tendem a comprar 33% a mais em itens por ticket, além de manter uma frequência de compra 160% maior em um período de um ano. Isso acontece porque, para o consumidor, a economia percebida e atingida durante esse tipo de compra permite e estimula investimentos além dos planejados inicialmente. 

Se para os produtores a vantagem aparece em forma de economia, para a indústria, o grande benefício é o aumento dos resultados. Integrando a jornada do cliente nesse mercado, o acúmulo de pontos é o principal aliado para a estratégia de vendas. Segundo o estudo, com os pontos acumulados no programa, cerca de 70% dos participantes optam por trocar diretamente no canal onde compraram e acumularam as moedas. Isso comprova a recorrência e fidelização dos consumidores com os parceiros e destaca a importância constante do estímulo das equipes de vendas para impulsionar o primeiro resgate. 

Os dados verificados nos programas da SEEDZ estão acima dos trabalhados no mercado, onde empresas apontam que clientes fidelizados gastam, em média, 25% a mais por ticket e que a sua frequência de compras aumenta 20%, em comparação com transações em empresas que não participam de programas do tipo.

A tradicionalidade do setor agro sempre fez com que as empresas tivessem seus próprios formatos para realizar campanhas de vendas, mas saber coordenar todas as oportunidades em uma única plataforma é o diferencial capaz de agregar valor à cadeia. “Hoje, somos o maior player de fidelização e incentivos do mercado agro”, explica Matheus Ganem, um dos fundadores e CEO da SEEDZ. 

“O setor funciona como um ciclo e quem sai na frente é quem consegue conectar toda a cadeia. Conseguimos conectar produtores, vendedores e empresas levando valor e renda para o setor, e facilitando o dia a dia de todos. Além disso, com tecnologia, também conseguimos fornecer ainda mais inteligência e dados ao mercado, contribuindo para a revolução no setor”, reforça o executivo. 

Diante desse cenário, e em um momento em que, globalmente, os agricultores têm enfrentado uma série de desafios, de volatilidade nos preços dos insumos a medidas protecionistas e disputas comerciais entre países, bem como pressões regulatórias para alcançar práticas mais sustentáveis, os programas de fidelidade se mostram como grandes aliados na superação de problemas.  Não à toa, esse mercado cresceu 18% nos últimos 12 meses, segundo a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf).

Atualmente, a SEEDZ oferece mais de 50 marketplaces individuais, onde os produtores podem resgatar produtos e serviços, pagar contas, recarregar celular e utilizar vales-presente nas melhores lojas. Já são mais de 140 mil agricultores conectados a mais de 1.900 canais de distribuição em 10 países, incluindo grandes empresas agrícolas globais e o maior banco do Brasil.

Para baixar o relatório “Fidelização de Produtores e Estratégias de Incentivos no Agronegócio” completo, clique aqui!

Por Notícias Agrícolas

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Aumento da temperatura, escassez hídrica e proliferação de pragas ameaçam a produtividade agrícola, exigindo soluções inovadoras e políticas de apoio
O estudo Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) do Agro também revelou que, na divisão por porte, as empresas clientes da TOTVS estão mais avançadas no processo de digitalização
Projeto define regras para produção on farm e critérios para o registro de produtos biológicos industrializados. Texto agora segue para apreciação do Senado
Para Silvia Massruhá, representantes diplomáticos desempenham papel fundamental na consolidação da imagem positiva da agricultura brasileira no exterior