Search
Close this search box.

Agro Centro-Oeste Familiar 2023: Inovação, tecnologia e sustentabilidade

10 de maio de 2023

A Agro Centro-Oeste Familiar 2023 será realizada de 17 a 20 de maio
Compartilhe no WhatsApp
Agro Centro-Oeste Familiar 2023: Inovação, tecnologia e sustentabilidade
Foto: Divulgação

Com o tema “Mais comida, menos agrotóxicos”, a Universidade Federal de Goiás (UFG) promoverá a 20ª edição da Agro Centro-Oeste Familiar 2023. Considerada a maior feira voltada para a agricultura familiar em toda a região Centro-Oeste, a Agro Centro-Oeste Familiar 2023 será realizada de 17 a 20 de maio no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, situada no Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia.

A feira é uma realização da UFG, por meio do Programa de Pós-Graduação em Agronegócio da Escola de Agronomia da UFG (PPGAgro UFG), além da Serviço de Extensão Rural do Estado (SER), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e do Centro Universitário de Mineiros (Unifimes). A Organização Solidaridad, o Projeto Rota da Fruticultura do Estado de Goiás e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) são os patrocinadores do evento.

Entre as atividades a serem desenvolvidas estão a feira da agricultura familiar e da economia solidária, cursos, minicursos, palestras, dias de campo, workshops, seminário científico, exposição de tecnologias, cozinha camponesa, fazendinha agroecológica e atividades culturais.

Entre as exposições, na Tenda Embrapa será um lugar perfeito para se conhecer as novidades em pesquisa agropecuária. Os visitantes poderão conferir as tecnologias disponíveis para o setor agrícola, incluindo a motocultivadora, uma máquina que auxilia no cultivo de pequenas propriedades. Serão apresentados também na programação da Embrapa os benefícios dos microrganismos na agricultura, além de metodologias de avaliação da qualidade do solo e agricultura de baixo carbono.

Outra demonstração importante para os agricultores será sobre as forrageiras indicadas para a bovinocultura de leite e os métodos de controle de carrapatos. Essas tecnologias são de grande importância para o aumento da produtividade e a redução dos custos na agricultura, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor.

Parceiros Agro Centro-Oeste Familiar 2023

São parceiros da Agro Centro-Oeste Familiar 2023: Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater); Federação Goiana dos Municípios (FGM); Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar do Estado de Goiás (Fetaeg); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Goiás (Sebrae-GO);

Universidade de Brasília (UnB); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFGoiás); Universidade Estadual de Goiás (UEG); Instituto Federal de Brasília (IFB); UniAraguaia Centro Universitário; Projeto Sustentarea UFG; Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa); Instituto Rede Solidária Berço das Águas; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal de Goiás (Cecane UFG);

Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Goiás (Fetraf); Instituto Tiradentes; Comunidade que Sustenta a Agricultura Artigo Quinto (CSA Artigo 5º); Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA); Secretaria de Estado da Saúde (SES); Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Grupo de Ensino, Pesquisa e Assistência à Agricultura Familiar (Gepaaf); Escola de Agronomia (EA); e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A UFG Sustentável e o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg) são apoiadores.

Não perca essa oportunidade de conhecer as novidades e tendências da agricultura familiar. Participe da Agro Centro-Oeste Familiar 2023!

Acesse também nas redes sociais e links oficiais:

E-mail: agrocentrooestefamiliar@gmail.com

Site: https://agrocentro.agro.ufg.br/

Instagram: https://www.instagram.com/agrocentrooeste2023/

Facebook: https://www.facebook.com/agrocentrooeste

Twitter: https://twitter.com/acof2023

YouTube: youtube.com/@agrocentrooestefamiliar

Por Embrapa

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Webinar ABAGTALKS Caminhos da bioeconomia para a COP30, promovido nesta segunda-feira, dia 17 de junho, pela ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio)
Produtores do Vale do São Francisco utilizam técnicas de esterilização de machos e captura das pragas com armadilhas no campo
A nanotecnologia integra conhecimentos da química, biologia, eletrônica, computação e física para estimular o crescimento de plantas.
Colmeias podem fornecer uma colheita de aproximadamente 50 kg de mel em dois meses durante a floração de soja. Fora das lavouras, colheita de mel é estimada em 19 kg por ano.