Agro brasileiro perde Fernando Penteado Cardoso

Faleceu aos 107 anos, o pecuarista, empresário e engenheiro agrônomo, reconhecido como uma das grandes referências do agronegócio nacional.
Share on whatsapp
Compartilhe no WhatsApp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Agro brasileiro perde Fernando Penteado Cardoso
Foto: Divulgação Agrisus
Áudio

Faleceu nesse 7 de setembro o engenheiro agrônomo Fernando Penteado Cardoso. Nascido em São Paulo, em 1914, em plena turbulência da primeira guerra mundial e, tinha 107 anos de vida. Completaria 108 no próximo dia 19. Ficou conhecido depois de criar e dirigir a Manah Fertilizantes por mais de 50 anos, empresa adquirida pela Bunge, em 2000. Quem não se lembra do slogan “Com Manah, adubando dá”. Para muitos, o “sr. Fernando” é o pai da “revolução verde” do Brasil.

Também idealizou e implantou a Fundação Agrisus em 2001, única entidade privada dirigida à pesquisa agronômica, que recebe projetos de todas as partes do país. Também era empresário rural em várias cidades do interior paulista, como Mogi Mirim (SP), local onde ainda tem fazenda e passava a quarentena devido ao coronavírus. Cardoso era formado em Agronomia pela escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), em 1936. Desempenhou também várias atividades classistas e públicas, inclusive como secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, em 1964.

“Arregacem as mangas e vão em frente. Não se intimidem, nem se sintam diminuídos, se tiverem que começar pelo começo. Estudem sempre, a vida toda, para manterem-se em dia com a ciência, com a tecnologia e com a economia. Tenham sempre disposição para mudar. Não se deixem fossilizar. Os vários patamares do sucesso se condicionam sempre à dedicação ao trabalho, ao esforço, à honestidade de propósito, ao estudo, e especialmente à pertinácia.

A perseverança deve prevalecer em todas as iniciativas, por mais modestas e primárias que sejam. A sorte na vida, fator que não pode ser relegado, acontece geralmente para quem está com a camisa molhada. Raramente ocorre em ambiente de sombra e água fresca”, disse em discursos como paraninfo a formandos da ESALQ, em 2005.

Importante selecionador de Nelore, um dos grandes responsáveis pela seleção da linhagem Lemgruber da raça, Cardoso era publicamente reconhecido pelo grande trabalho desenvolvido em prol do desenvolvimento do melhoramento genético, tendo sido homenageado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), em diferentes situações. Destaque para o ‘Mérito ABCZ’, entregue ao pecuarista em 1999, e a mais recente homenagem, em 2018, quando um dos pavilhões do Parque Fernando Costa recebeu o nome do criador.

Outros prêmios e homenagens

Prêmio “Epitácio Pessoa” ao 1º colocado na ESALQ-USP (1936);

Comenda da Ordem do Ipiranga – Estado de São Paulo (1981);

Grande Medalha da Inconfidência – Estado de Minas Gerais (1996);

Diploma de “ Agrônomo do Ano 1989 ” Associação Eng. Agrônomos Estado de São Paulo;

Diploma de Sócio Benemérito Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (1991);

Diploma de Mérito Pecuário da Assoc. Brasileira de Criadores de Zebu – ABCZ (1999);

Diploma de Destaque Pecuário da Assoc. Criadores de Nelore do Brasil -ACNB (2000);

Prêmio Mérito Científico e Tecnológico do Governo do Estado de São Paulo (2001);

Diploma de Mérito Especial da Associação de Plantio Direto no Cerrado – APDC (2003);

Diploma “Personalidade do Agribusiness Brasil 2005 – ABAG (2005);

Diploma “Personalidade do Agronegócio 2006 – IAC (2006);

Diploma “Destaque Dado ao Agronegócio Brasileiro”- CONFAEAB (2007);

Personalidade de Destaque em Pecuária de Corte pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e Associação Brasileira de Criadores (ABC) (2007);

Medalha Luiz de Queiroz em 2009, por seus méritos pessoais e relevantes serviços prestados ao Estado de São Paulo em atividades relacionadas com o desenvolvimento da Agricultura.

Fonte: MAB
Foto: Divulgação Agrisus

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Linhas de financiamento para investimento foram as mais procuradas no período com alta de 50%, em comparação com o plano safra anterior.
O programa tem como premissa um modelo de exploração sustentável, com respeito ao solo
Medida foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional e é importante para financiar projetos do agronegócio
Esse prêmio é um dos mais prestigiosos do mundo para o assunto de proteção de cultivos, das safras e também de agricultura digital