Agricultores brasileiros garantem o aumento da oferta global de soja

19 de maio de 2023

País lidera a colheita e a exportação mundial de soja
Compartilhe no WhatsApp
Agricultores brasileiros garantem o aumento da oferta global de soja
O complexo da soja lidera as exportações do Brasil | Foto: Antônio Neto/Embrapa

O crescimento da safra de soja do Brasil garantiu o aumento da oferta mundial do item na colheita em curso. O Conselho Mundial de Grãos divulgou a informação nesta quinta-feira, 18.

“A produção mundial de soja em 2022/23 está em 369 milhões de toneladas (+4%), com uma safra brasileira recorde que mais do que compensa as quedas em outros lugares”, informa o mais recente relatório do conselho. No ciclo em curso, o país deve colher por volta de 155 milhões de toneladas do grão.

Soja do Brasil e a oferta global

Atualmente, o Brasil é o maior produtor da cultura no planeta. Os agricultores locais respondem por 42% de toda a colheita global. Além disso, eles são os maiores exportadores mundiais do setor.

soja

A Região Centro-Oeste é o grande celeiro da sojicultura. Localizado nessa parte do Brasil, o Mato Grosso tem o melhor desempenho dentro da colheita nacional do grão.

Os agricultores mato-grossenses são responsáveis por cerca de 40 milhões de toneladas da colheita em curso. Desse modo, a colheita local corresponde a terceira maior do planeta, quando comparada às principais nações produtoras do globo ― superando, por exemplo, a Argentina. A produção de soja do Estado equivale a 26% da safra do Brasil e 10% da oferta global.

Por Revista Oeste

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Evento contou com palestra do geofísico Sérgio Sacani e forte presença de estudantes, reforçando o elo entre o agro e a sociedade
Recuo reflete entressafra do café arábica e menor competitividade atual do conilon e do robusta ante origens como Vietnã e Indonésia
Incertezas climáticas, preocupações com a qualidade das amêndoas e medidas regulatórias na Costa do Marfim mantêm o mercado internacional de cacau em alta volatilidade e sustentam os preços no curto prazo.
Apesar da redução esperada para a área plantada, a produtividade se mantém elevada até o momento, refletindo no crescimento projetado para o ciclo 2024/25