As abelhas nativas do Brasil estarão na Agrishow 2024 (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação), de 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP), como uma solução inovadora para incrementar a agricultura sustentável.
Com apoio da Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.) e da COFCO, a Embrapa Meio Ambiente irá apresentar na feira rural as pesquisas que vem desenvolvendo com tecnologias para a criação e utilização sustentável das abelhas sem ferrão no campo. O estande da Embrapa no evento contará com o trabalho de educação ambiental do Projeto Kombee, que terá materiais educativos fornecidos pela A.B.E.L.H.A..
Abelhas são produtividade
Apesar de o maior evento do agronegócio brasileiro ser voltado para o lançamento de novas tecnologias agrícolas, a presença de abelhas tem tudo a ver já que, nos últimos anos, a ciência vem apontando os polinizadores como um importante bioinsumo, com potencial de elevar a produtividade das lavouras do país. Um exemplo são os estudos da Embrapa que mostram que é possível elevar a produtividade da soja em cerca de 17% com o consórcio da sojicultura com a apicultura e sem expansão da área plantada.
Outro ganho apontado pelas pesquisas é o incremento médio de 30% na produtividade de café arábica com a visita de polinizadores aos cafezais durante o período de florada. Essas descobertas são frutos de pesquisas cofinanciadas pela A.B.E.L.H.A. e serão apresentadas no espaço da Embrapa no evento.
Convivência harmônica
É por causa desse potencial que a Embrapa investe no desenvolvimento de soluções sustentáveis que permitam aos agricultores gerar renda a partir da vasta biodiversidade de insetos no Brasil e aumentar a produtividade das culturas que dependem da polinização. Parte desse trabalho será apresentado na Agrishow.
O espaço da Kombee também irá mostrar um exemplo de convivência harmônica entre agricultura e criação de abelhas com o Projeto Polinizar, da COFCO International. Dividido em quatro frentes, o projeto inclui identificação de apiários, capacitação de apicultores, mapeamento de colmeias e treinamento para empresas de aviação agrícola. Desde sua implementação, não houve mais mortandade de abelhas relacionadas às aplicações da COFCO. O projeto já identificou 58 apiários com mais de 5 mil colmeias em mais de 20 municípios, trazendo impactos sociais positivos, como a capacitação de apicultores e a conscientização sobre a importância das abelhas nativas.
O Espaço Kombee estará no estande da Embrapa durante todos os dias do evento.
Fonte: Ascom EMBRAPA
Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil