Search
Close this search box.

ABCZ comemora aumento em vendas de doses de sêmen de genética zebuína de corte em 2022

19 de fevereiro de 2023

Resultados divulgados durante o lançamento do Index ASBIA 2022 revelam preferência do mercado pela genética das raças zebuínas
Compartilhe no WhatsApp
ABCZ comemora aumento em vendas de doses de sêmen de genética zebuína de corte em 2022

Com transmissão ao vivo pelo canal da ABCZ TV, no YouTube, aconteceu na noite desta terça-feira (14) o lançamento do Index ASBIA 2022, documento produzido pela Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA), em parceria com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP.

tenis
Divulgação: ABCZ

Segundo o relatório, as vendas de doses de sêmen bovino de corte das raças zebuínas registraram aumento de 2% em 2022, na comparação com o ano anterior. Em 2021, o número de doses vendidas foi de 10.767.848, ao passo que, ano passado o número saltou para 10.962.332.

Vale ressaltar que o mercado de genética bovina teve um crescimento expressivo nos últimos três anos, mas de 2021 para 2022 o setor sofreu um pequeno recuo. Apesar da queda, as raças zebuínas continuaram em ascensão. No ranking das raças de corte que mais comercializaram número de doses em 2022 o destaque absoluto para a raça Nelore com 10.579.950 onde o Nelore PO (Puro de Origem) cresceu 3%.

Para o gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Ricardo Abreu, o aumento das vendas foi impulsionado pela valorização do sistema de cria, e consequentemente das fêmeas. “O crescimento no número de doses de sêmen de corte Zebu no relatório anual da ASBIA reflete que o mercado se atentou com foco nas matrizes, na correta reposição buscando sêmen de touros registrados PO e melhoradores no sumário do PMGZ.

Tanto é que observamos um crescimento exponencial na presença de touros jovens das raças zebuínas nas centrais de genética. Um crescimento de 2% nas doses de corte Zebu no ano quando o mercado total decresceu 9% comprova a força da genética zebuína utilizada nos projetos de inseminação artificial”, comenta Ricardo, mostrando ainda que todas as raças zebuínas registraram um posicionamento expressivo.

“A Inseminação Artificial é uma importante ferramenta de tecnologia que dissemina o melhoramento genético das raças zebuínas puras pelo Brasil e o mundo, democratizando a genética registrada e avaliada para os pequenos, médios e grandes criadores. Agradecemos a contínua parceria e a confiança das Centrais de Genética nos produtos da ABCZ em especial o PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens)”, comenta o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid.

Por ABCZ

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Confinamento alcança 7,379 milhões de cabeças e destaca a importância da tecnologia e gestão para aumentar a produtividade no setor
Produção de frangos e ovos é destaque no Distrito Federal. A grande demanda da região por produtos de origem animal resulta nos quase 6 mil produtores cadastrados na Emater-DF
A Pecuária é responsável por US$ 1,37 bilhão das exportações sul-mato-grossense
Comitivas internacionais da América Latina, África e Ásia são esperadas no Parque da Gameleira