Search
Close this search box.

ABCZ e Aprogalpa assinam carta de intenção para promover controle leiteiro de rebanhos zebuínos no Panamá

5 de março de 2024

Comitiva da associação participa de congresso no país da América Central até este sábado (2)
Compartilhe no WhatsApp
ABCZ e Aprogalpa assinam carta de intenção para promover controle leiteiro de rebanhos zebuínos no Panamá

Durante a participação no Encuentro Latinoamericano de Productores de Razas Lecheras y sus Cruces para uma Producción Sostenible, durante o congresso realizado pela Asociación de Productores de Ganado Lechero de Panamá (Aprogalpa), a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) assinou uma carta de intenção com a entidade, no intuito de contribuir para o treinamento técnico voltado para o controle leiteiro em rebanhos das raças Gir, Guzerá, Sindi e seus cruzamentos, envolvidos na produção de leite.

O documento foi assinado pelo presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, além do presidente da Aprogalpa, Venancio González Pinzón. Também participaram da assinatura o diretor e pesquisador da Ficebu (Federação Internacional de Criadores de Zebu), Ivan Ledic, e a diretora da Aprogalpa, Geovana Lezcano. Autoridades como o vice-ministro da Agricultura do Panamá também estiveram presentes.

“Nós, da ABCZ, nos colocamos à disposição para oferecer suporte no treinamento do corpo técnico do Panamá, no sentido de promover o controle leiteiro das raças zebuínas, um processo fundamental no desenvolvimento do progresso genético no país, contribuindo para a produção sustentável de leite de qualidade”, afirmou Gabriel.

De acordo com Ivan Ledic, esta assinatura é apenas um primeiro passo de uma parceria que poderá render outros frutos no Panamá. “Futuramente, pretendemos realizar um novo convênio especificamente direcionado para o registro de animais, o que contribuirá ainda mais para o desenvolvimento e melhoramento Zebu no Panamá”, conta. O intuito é que as atividades de registro fiquem a cargo da Aprogalpa, em um momento futuro.

Além da assinatura da carta de intenção, a ABCZ também convidou formalmente o presidente da Aprogalpa para participar da segunda edição do COMCEBU (Congresso Mundial dos Criadores de Zebu), que acontecerá entre os dias 1º e 4 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).

Por ABCZ

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

O decreto deve ser publicado nesta sexta-feira (19/04) no Diário Oficial do Estado e passa a vigorar a partir de 2025
O número total de cabeças passou de 20,5 milhões para 25,4 milhões. Tem se destacado no Estado a criação de bubalinos, com alta de 43,27% no período.
A tecnologia já é empregada no exterior em peixes como salmão e truta, e o maior desafio era adaptá-la para o tambaqui
Nelore e anelorados representam 80% do rebanho bovino nacional. Entidade desenvolve ações de fomento e valorização da raça