Search
Close this search box.

ABCDorper alerta sobre modificações no regulamento do SRGO

26 de novembro de 2020

Compartilhe no WhatsApp
ABCDorper alerta sobre modificações no regulamento do SRGO
ABCDorper alerta sobre modificações no regulamento do SRGO

MAPA aprovou a nova redação do documento elaborada pela ARCO; confira as principais alterações

A ABDDorper alerta os ovinocultores sobre as modificações no regulamento do Serviço de Registro Genealógico de Ovinos (SRGO). Sobretudo, porque o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) aprovou a nova redação do documento elaborada pela Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (ARCO).

Dessa forma, a aprovação das modificações ocorreu em 1º de setembro e veio através do ofício 4/2020 da Secretaria de Defesa Agropecuária – Departamento de Saúde Animal – Divisão de Registro Genealógico Animal, referente ao Processo SEI – 2104.007167/2020-37.

Entre as principais alterações, está a participação, como novo membro, do coordenador do Colégio de Jurados no Conselho Deliberativo Técnico. Além disso, uma outra alteração trata da permissão do MAPA para a suspensão dos códigos 16 e 18 – relacionados a comprovação de parentesco – para os animais que receberam os respectivos códigos entre 1º de janeiro de 2020 até 31 de dezembro de 2020.

Já em relação a suspensão dos códigos a Superintendência do SRGO da ARCO afirma ser uma importante conquista em função da pouca oferta de laboratórios credenciados a realizar os exames de comprovação de parentesco (DNA).

“A necessidade de credenciamento de laboratórios que realizam os testes de DNA e atendam efetivamente os criadores de ovinos é uma demanda levada com frequência pela ABCDorper as reuniões do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da Arco , atualmente apenas um laboratório atende os criadores de ovinos. A suspensão temporária dos códigos 16 e 18 demonstra que o MAPA entende as dificuldades dos criadores na obtenção dos resultados dos testes. Espero que para 2021 estes problemas com laboratórios estejam minimizados”, enfatiza Regina Valle, Diretora Técnica e membro do CDT – ARCO.

Por fim, outras alterações sugeridas também foram acatadas. Contudo, para conferir, na íntegra, a nova redação do Regulamento do SRGO.

Relacionadas

Veja também

O número total de cabeças passou de 20,5 milhões para 25,4 milhões. Tem se destacado no Estado a criação de bubalinos, com alta de 43,27% no período.
A tecnologia já é empregada no exterior em peixes como salmão e truta, e o maior desafio era adaptá-la para o tambaqui
Nelore e anelorados representam 80% do rebanho bovino nacional. Entidade desenvolve ações de fomento e valorização da raça
Tudo pronto para a realização do 2º Fórum Nacional do Leite, dias 16 e 17 de abril, na sede da Embrapa, em Brasília (DF); organização promete abrangência nas discussões.