5º Derby do Laço Comprido abre provas oficiais do Quarto de Milha no MS

19 de agosto de 2022

Até amanhã, sábado, seguem as disputas pela premiação de mais de R$ 270 mil nas provas Derby; Adilson Vittorino dos Santos (“Baiano”) conquistou o tricampeonato na modalidade técnica
Compartilhe no WhatsApp
5º Derby do Laço Comprido abre provas oficiais do Quarto de Milha no MS
Mais de 70 competidores de todo o país participaram da etapa classificatória para o 17º Potro do Futuro de Laço Comprido – Foto: Divulgação/ABQM

Seguem até amanhã (20), as provas do 5º Derby, 17º Potro do Futuro e 17º Campeonato Nacional de Laço Comprido, da raça Quarto de Milha que tiveram início no dia 16 no Parque do Peão – CLC, em Campo Grande (MS).

O Mato Grosso do Sul é o 4º estado brasileiro no ranking nacional com o maior plantel da raça no país: são mais de 36 mil animais registrados na Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM). O Laço Comprido está diretamente ligado à cultura local. “Os criadores do Mato Grosso do Sul têm investido fortemente no fomento da raça, principalmente, em genética. O Laço Comprido está enraizado na cultura sul-mato-grossense e tem contribuído nos últimos anos para a valorização da raça no mercado nacional, com animais cada vez mais preparados para os Esportes Equestres”, garante José Carlos Barbero, vice-presidente da ABQM.

Disputa pelo 5º Derby do Laço Comprido Técnico

Na disputa pelo 5º Derby do Laço Comprido Técnico, o destaque foi para o conjunto Katie Gun Play MMG (Hollywood Gotta Gun x Cat Playboy) e Adilson Vittorino dos Santos que venceu na categoria Aberta, com a nota 226. O animal é de propriedade de Fábio Benjamin e criação de Marcelo Menezes Gonçalves.

“Baiano” como também é conhecido já compete há 17 anos e conquistou o tricampeonato na modalidade. Com 808 pontos, o laçador é o primeiro no ranking ABQM de Laço Comprido Técnico e um dos grandes nomes dos Esportes Equestres da raça Quarto de Milha, no país.

“Essa é a estreia oficial da Katie em provas pelo Derby. É uma égua que tem uma grande campanha pela frente. Desde pequeno, eu sempre tive paixão por cavalos de corrida e depois que conheci o Laço Técnico, nunca mais parei”, conta o competidor que mantém o favoritismo da modalidade.

Já na categoria Amador, Express San Bell (Shinners San Bell x Doc’s Fox Express) e o competidor Otavio Amaral Correa foram os grandes campeões, com a nota 219,5. O animal é de propriedade do próprio competidor e criação de Elias Chafic Ferzeli Filho.

Classificatória Potro do Futuro

Mais de 70 competidores de todo o país participaram da etapa classificatória para o 17º Potro do Futuro de Laço Comprido da raça Quarto de Milha, na categoria Aberta. As finais acontecem no próximo sábado (20).

O 5º Derby, 17º Potro do Futuro e 17º Campeonato Nacional são as principais competições do Laço Comprido da raça Quarto de Milha do calendário anual de provas da ABQM.

As três disputas registraram 462 inscrições, com quase 90 competidores e premiação total de mais de R$ 270 mil. A realização do evento é da ABQM, em parceria com a MSQM (Núcleo Sul-Mato-Grossense de criadores de cavalo Quarto de Milha).

Fonte: ABQM

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Mais de 800 inscrições marcam o início da competição, consolidando o evento como um dos maiores das modalidades no Brasil.
Cavaleiro olímpico do Hipismo e medalhista pan-americano do Adestramento vence concurso internacional para Cavalos Novos 7 anos na estreia da temporada, dias 9 e 10/3, em Jerez de La Frontera, na Espanha.
Os melhores competidores e cavalos da modalidade irão participar da prova, que será realizada no mês de março em Tietê (SP)
Operação aconteceu no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, e foi possível graças à atuação dos auditores fiscais federais agropecuários